Crea-MT avança promovendo ações inovadoras
6 de janeiro de 2014, às 17h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A política de buscar avanços para o trabalho desenvolvido pelo Crea em Mato Grosso ganhou uma nova cara nos anos de 2012 e 2013. E essas mudanças tiveram início com um novo modelo de gestão baseado na modernização, expanção e economicidade. A primeira mudança sentida pelos profissionais foi a ampliação no horário de atendimento ao público. Na sede do Crea em Cuiabá, o atendimento iniciava suas atvidades às 12h, agora inicia às 8h e encerra as 17h30, uma ampliação de 4h. "Com o revezamento dos funcionários conseguimos ampliar o o horário de atendimento sem honerar a folha de pagamento e, mantivemos as contas de energia pois nem todos os setores abrem nesse horário", garantiu o presidente do Conselho, Juares Silveira Samaniego.
O investimento em tecnologia iniciou com os serviços on-line. O Crea Mobile é um aplicativo para celulares e tablets que possibilita ao profissional acessar a qualquer momento e horário ART, Emissão de Certidões, Anuidade, consulta de protocolos, entre outros. Também foram adquiridos novas impressoras, computadores e tablets para a sede e inspetorias bem comofiscalização. "O investimento em tecnologia é fundamental para um trabalho com excelência e rapidez", reconhece Samaniego.
Ter um Crea fortalecido e atuante em um estado que ocupa 18% do território nacional com quase um milhão de quilômetros quadrados e 141 municípios é tarefa árdua. Nos últimos dois anos a atual gestão conseguiu a doação de cinco terrenos, está construindo os prédios das inspetorias de Juara, Juína, Campo Verde e Nova Mutum. Inaugurou em 2013 Sorriso e abriu um escritório em Comodoro. Estão em negociações a doação de terrenos nos municípios de Jaciara, Cáceres, Água Boa e Mirassol D'Oeste. "Para se ter uma idéia da importância dos nossos profissionais na economia do país e consequente importancia de o Crea estar fiscalizando o interior, Mato Grosso tem 19 cidades entre as 100 do país com maior valor adicionado bruto da agropecuária no PIB em 2011. São dados divulgados pelo IBGE na primeira quinzena de dezembro", destacou o presidente lembrando que o município de Sorriso aparece na vice-liderança, Campo Verde em 4º, Sapezal em 5º e Primavera do Leste em 9º. Ainda são destaques agropecuários outros 15 municípios mato-grossenses.
Ao todo são 24 inspetorias, possuem sedes próprias Rondonópolis, Sorriso, Sinop e Primavera do Leste. O Conselho está presente também em Guarantã do Norte, Vila Rica, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Várzea Grande, Barra do Garças, Canarãna, Juara, Juina, Nova Mutum, Agua Boa, Mirassol d´Oeste, Campo Verde, Jaciara e Caceres.
A ampliação da frota de veículos principalmente para a fiscalização levou o Crea-MT a conseguir veículos para todas as inspetorias. "Já no primeiro ano de gestão contávamos com 67 veículos. Nunca nosso Conselho havia conseguido tanto. Optamos por leiloar motos e carros mais antigos que precisavam de manutenção e atualmente somamos 34 carros e algumas inspetorias possuem mais de um carro", afirmou Samaniego. a inspetoria de Rondonópolis possui 03 veículos, Tangará 02 e Sinop 02. A sede possui doze unidades sendo que oito são exclusivos para a fiscalização sendo duas vans e 04 veículos para trabalho adminsitrativo.