Crea-MT debate o desenvolvimento sustentável em Cuiabá e Rondonópolis

10 de junho de 2024, às 16h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a definição para desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, aliando crescimento econômico e conservação ambiental.

A engenharia, a agronomia e as geociências, profissões ligadas ao Crea-MT estão totalmente inseridas neste processo. Para abordar esse assunto, na próxima quinta-feira (13) e sexta-feira (14), o conselho convidou o engenheiro eletricista Sërgio Luiz Cequinel filho para abordar o tema. Diretor-técnico da Copel/Foz do Chopim Energética, ele irá abordar alguns aspectos que a engenharia pode contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Cequinel é diretor técnico de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) localizada no município de Cruzeiro do Iguaçu, região sudoeste do Paraná. “Apesar do nome “pequena” as PCHs no Brasil são responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade instalada do sistema interligado nacional. E o Mato Grosso é o segundo estado do Brasil com mais PCHs instaladas, produzindo energia limpa e renovável, aproveitando de forma inteligente seus recursos naturais”, destaca.

Presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego destca que o conselho em parceria com as entidades de classe tem realizado diversos eventos com o objetivo de capacitar e trazer mais conhecimento a profissionais e estudantes. “Estamos sempre atuantes, trazendo os profissionais para sua casa, que é o Crea, não apenas em Cuiabá, mas também no interior do estado, como dessa vez na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aegro). Convidamos os profissionais e estudantes da região para prestigiar o evento”.

Os engenheiros de suas diversas modalidades são os profissionais responsáveis por aliar desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente. Nos últimos dias temos acompanhado com muita tristeza a situação vivida no Rio Grande do Sul e o objetivo de nossa palestra é mostrar a gestores públicos e profissionais que é possível enfrentar os desafios do crescimento sustentável na cidade e no campo”, destaca Cequinel.

Os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site do Crea-MT no link: https://docs.google.com/forms/d/1txOX4_AZHy2V69XZD8sfEPD1n41rxDkYMZJKmDIjROI/edit

A importância da engenharia para o desenvolvimento sustentável
Palestrante : Engenheiro Sergio Luiz Cequinel Filho
Dia 13 de junho, às 16h – Plenário do Crea-MT – Cuiabá
Dia 14 de junho, às 19h – Auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis.

Texto: Felipe Pasqualini.