Crea-MT e Associação dos Engenheiros Eletricistas realizam curso de Subestações de Média e Alta Tensão com um dos principais autores da área

18 de novembro de 2024, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE-MT) realizaram, na sexta-feira (15) e sábado (16), um curso sobre Subestações de Média e Alta Tensão com um dos principais autores da área, o professor João Mamede Filho. O curso gratuito foi realizado em Cuiabá e também foi transmitido de forma híbrida para o município de Tangará da Serra, Mato Grosso.

O fim de semana foi de muito aprendizado para os cerca de 150 inscritos no curso. A iniciativa é promovida em parceria com o Conselho por meio do edital de chamamento público nº 001/2024. Participaram da bancada, o presidente do Crea-MT e engenheiro civil Juares Samaniego, a diretora-geral da Mútua e engenheira civil Marciane Prevedello Curvo.

Além do coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Várzea Grande (Univag), Leandro Luetkmeyer; o coordenador da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Roberto Perillo; coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Mateus da Silveira; o professor da Universidade de Cuiabá (Unic), Carlos Carbalo; o diretor da Energisa, Luciano Voguel Dutra e o conselheiro do Crea-MT, Walter Aguiar.

 

Presidente do Crea-MT, Juares Samaniego | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a abertura, o presidente citou a importância da parceria das associações com o Crea-MT na realização de cursos e palestras para os profissionais.

“Hoje os profissionais que mais têm mercado de trabalho são os engenheiros eletricistas em virtude da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). São mais de 250 profissões registradas no Crea-MT com 25 associações para levar o conhecimento, palestras e cursos. É o que a ABEE está fazendo”, disse.

Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Para a sociedade, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados.

 

Diretora da ABEE-MT, Adriana Dussel | Foto: Caroline Mesquita

 

A presidente da ABEE-MT, Adriana Dussel, disse que o curso ministrado pelo professor é uma conquista muito grande para a associação e os profissionais por se tratar de uma das maiores referências em engenharia elétrica no país.

“Com a ajuda do Sistema Confea/Crea/Mútua, conseguimos trazer um dos maiores nomes da engenharia elétrica. As vagas esgotaram em quase 48 horas. Neste nosso mês do engenheiro eletricista, queremos mostrar para a sociedade que eles têm a opção de ter um projeto técnico bem elaborado, com níveis de detalhamento que não travam a obra e, principalmente, com segurança devido a qualificação dos profissionais”, disse.

 

Presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, e diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo | Caroline Mesquita

 

O curso possui uma série de módulos que detalham as etapas e características essenciais para a elaboração de projetos de subestações, desde a concepção até a execução. Os participantes tiveram aulas sobre projetos conceituais, básicos e executivos, além de estudos sobre a composição e operação das subestações, configurações e dimensionamento de barramentos, proteção contra descargas atmosféricas e elaboração de relatórios técnicos.

 

Texto: Caroline Mesquita