Crea-MT e Entidades de Classe homenageiam Engenheiros de Minas, Florestais e Sanitaristas

10 de julho de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Neste mês de julho, o Sistema Confea/Crea e Mútua, comemora três grandes profissões. Sexta-feira, 10 de julho é o Dia do Engenheiro de Minas, domingo 12 de julho será o Dia do Engenheiro Florestal e na segunda-feira, 13, o Dia do Engenheiro Sanitarista.

Em homenagem, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), disponibiliza mensagens eletrônicas no site da instituição e que também serão enviadas por e-mail aos profissionais cadastrados.

“Nossos parabéns a todos esses engenheiros. A sociedade pode contar com os serviços dos profissionais registrados no Crea, que contribuem para o bem-estar e a segurança da população”, desejou o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan.

Engenharia de Minas – é o ramo da engenharia que cuida da extração dos minérios da natureza e da separação das matérias primas. Em seu trabalho, o Engenheiro de Minas utiliza conhecimentos de diversas ciências, como a Geologia e a Química, na busca de recursos minerais como ferro, alumínio, pedras, areia e água mineral.

Ele é o responsável também pelo planejamento e supervisão da retirada de minérios do meio ambiente, e a lavra de minas com o emprego de máquinas pesadas ou explosivos.

Engenheiros Florestais – são profissionais que têm condições técnicas e cientificas na: produção, plantio e condução de mudas florestais, e o próprio gerenciamento de maciços florestais. Tudo isto considerando os possíveis impactos que possam ocorrer no meio ambiente como um todo. O curso forma profissionais aptos a atuarem em diversas áreas como: Meio Ambiente; Produção de mudas e silvicultura; Proteção Florestal e Legislação; Manejo Florestal e Tecnologia da Madeira e de Produtos florestais.

Segundo o presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef), Joaquim Paiva de Paula, “Com as constantes transformações do mercado, temos que ter um desenvolvimento econômico ligado à preservação do meio ambiente. Tudo isto, faz com que esta profissão seja de extrema necessidade”.

Engenheiros Sanitaristas – são profissionais responsáveis pela elaboração de projetos de saneamento básico – água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos. Fiscalizam e fazem a manutenção e ampliação de obras de saneamento básico para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Para comemorara a data, a Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso – Aesa/MT, realiza segunda-feira, 13, um encontro de profissionais da área, com o objetivo de trazer profissionais já experientes no setor para prestarem depoimentos sobre a profissão a estudantes e recém-formados.

O evento será às 19h, no Plenário “Rubens Paes e Barros Filho”, sede do Crea-MT em Cuiabá.

*Rafaela Maximiano
Ascom / Crea-MT