Crea-MT e Indea-MT reúnem para discutir convênio para compartilhamento de informações

4 de novembro de 2021, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), reuniu, no dia 28 de outubro, com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) para discutir compartilhamentos de informações e fiscalização em conjunto entre os dois órgãos, no combate ao exercício ilegal da profissão do Sistema Confea/Crea.

De acordo com o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), engenheiro agrônomo Luiz Vargas, essa parceria visa à disponibilização mútua de informações entre os dois órgãos, que irão subsidiar suas áreas operacionais em questões que envolvam as atividades técnicas da defesa agropecuária.

Já o gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição explica que o objetivo é averiguar a existência de profissionais legalmente habilitados na parte agronômica, evitando o plantio de forma inadequada. Essas ações conjuntas   irão propor    subsidiar as equipes de trabalho de ambos os órgãos, com informações que os ajudem a executar suas atividades de proteção à sociedade de maneira mais ágil e eficiente.

Para a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT, Silvana da Silva Amaral a ideia de firmar um termo de cooperação técnica entre os membros da Câmara Especializada de Agronomia pode trazer ganhos ao trabalho de fiscalização e na inibição da prática de irregularidades através da interligação de informações.

O Indea por vezes tem enfrentado dificuldades quando se trata de irregularidades relacionadas ao profissional, e dessa forma a ação conjunta do Crea-MT, que possui atribuição de fiscalizar o exercício ilegal da profissão vai permitir uma intensificação das ações nesse sentido.

É importante que cada ente da cadeia faça o seu papel de forma que seja entregue à sociedade aquilo para o qual cada componente dessa cadeia foi constituído, culminando em uma atuação profissional de forma mais responsável.

Também fizeram parte da reunião o superintendente Operacional do Crea-MT, Giovane Marcos Bertol, o assessor Parlamentar do Crea-MT, engenheiro civil João Namir Mendonça membros da Ceagro, assessores técnicos e  o responsável pelo Programa de Agrotóxico do Indea-MT, Kleber Tonello.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) /Fotos:  Rennan Kawahara