Crea-MT e Mútua-MT realizam 3° treinamento para conselheiros e inspetores com a participação de profissionais de todo o estado

27 de fevereiro de 2025, às 14h15 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou o 3° treinamento para conselheiros e inspetores, nesta terça-feira (25), durante um evento especial, realizado no Malai Manso Resort. A capacitação é realizada anualmente e oferece uma programação diversificada, incluindo palestras essenciais para a atuação diária dos profissionais. Neste ano, o treinamento contou com a participação de mais de 100 conselheiros e inspetores de Cuiabá e do interior de Mato Grosso.

O evento realizado no Malai Manso Resort só foi possível graças a uma parceria da Mútua-MT e do Crea-MT com o resort, que viabilizou a participação dos profissionais em um ambiente especialmente preparado para o treinamento.

 

Presidente do Confea, , eng. telecom. Vinicius Marchese, durante a abertura do treinamento | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante a abertura do evento, houve a participação de forma remota do presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, que deixou uma mensagem aos conselheiros e inspetores.

“Parabéns pela iniciativa Juares Samaniego, por promover esse encontro, esse treinamento entre conselheiros e inspetores porque isso é fundamental para a gente poder ter mais eficiência no Sistema como um tudo. Então não tenho dúvida nenhuma que Mato Grosso tem muito a ganhar com essas iniciativas. Então para todos os inspetores e conselheiros que estão participando, vou deixar um grande abraço, desejar um bom dia de trabalho, que vocês tirem proveito desses momentos, que seja de muita capacitação, com foco em resultado, foco em melhorias. Obrigado pelo convite”, disse.

Auditório Pantanal, onde foi realizado o 3° treinamento dos conselheiros e inspetores | Foto: Caroline Mesquita

 

O presidente da Mútua Joel Krüger também deixou uma mensagem aos profissionais e parabenizou a iniciativa do Crea-MT.

“Olá amigos de Mato Grosso, presidente Juares, Marciane nossa diretora da Mútua, sei que vocês estão organizando um grande evento de capacitação de inspetores e conselheiros. Desejo sucesso ao evento, é importante essa capacitação para conhecer a legislação, conhecer os procedimentos e e tenho certeza que será um grande sucesso. A Mútua aqui em Brasília está sempre a disposição de todos vocês. Parabéns a todos os envolvidos e um abraço”, disse.

Presidente do Crea-MT Juares Samaniego durante a palestra | Foto: André Schuring

 

Dentre os materiais que os profissionais receberam estão o regimento interno, Cartilha do Conselheiro, Cartilha do Inspetor, Portaria sobre as diárias e passagens, calendário de reuniões anuais e o Código de Ética.

As palestras iniciaram com o presidente do Crea-MT Juares Samaniego falando um pouco de como funciona o Sistema Confea/Crea/Mútua e o regimento interno.

“Os conselheiros determinam as diretrizes do Crea-MT, a minha parte é a gestão administrativa, mas tudo é discutido em colegiado. Sobre os inspetores, eles são meu braço direito, é o representante do Conselho na sua localidade. Dentro dos municípios estamos em vários conselhos, temos representatividade e precisamos buscar mais isso. Estar no Sistema ajuda vocês a terem uma gama de conhecimento e amizade, além de profissionais que podem te ajudar no que precisar. O Crea-MT está de portas abertas para todos os profissionais que queiram participar e contribuir”, disse.

O presidente também anunciou reformas nas inspetorias do interior, incluindo a aquisição da sede própria da Inspetoria de Barra do Graças. Já a de Colíder, está em construção e deve ser inaugurada entre abril e maio.

Diretora da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, na palestra sobre a Mútua-MT | Foto: Caroline Mesquita

 

A próxima palestra foi ministrada pela diretora da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, que explicou como funciona a Mútua-MT e o apoio às entidades de classe.

“É de extrema importância termos técnicos em Conselhos municipais porque criamos contato com os órgãos de controle e conseguimos levar conhecimento para as tomadas de decisões. Fazermos um Conselho melhor depende de nós”, disse.

A diretora também orientou os profissionais sobre os benefícios aos associados da Mútua-MT.

 

Conselheiro e presidente da Comissão de Ética, André Schuring | Foto: Caroline Mesquita

 

Seguindo a programação, a assessora administrativa Laura Eugênia Pinheiro orientou os profissionais sobre diárias, passagens, quilometragem e Jeton. Depois, foi realizado um treinamento sobre o sistema e-crea e auto de infração, com o assessor administrativo Vitor Gabriel Lima.

Por fim, o conselheiro e presidente da Comissão de Ética, André Schuring, deu uma aula sobre processos éticos.

A inspetora de Lucas Rio Verde, engenheira agrônoma Eliziany Ramos Garcia Bresolin, contou que participou de todas as edições do treinamento e que cada ano, aprende mais sobre as atividades exercidas pelo profissional.

“Foi uma experiência ótima, pois representantes de todo o estado puderam conversar sobre a inspeção das atividades exercidas pelo profissional do Crea e também atualizaram conhecimentos específicos de cada área de atuação. A comunicação entre os participantes e os palestrantes fizeram com que houvesse maior entendimento sobre o regimento interno e ao manual do inspetor. Também vale ressaltar a Mútua que mostrou os benefícios e auxílios aos associados”, disse.

3° treinamento dos conselheiros | Foto: Caroline Mesquita

 

Já o conselheiro suplente de Primavera do Leste, Osmar Faria Barbosa, destacou a importância de treinamentos constantes e a participação de todos para que o Conselho se fortaleça.

“Participar do treinamento é um prazer e uma honra. Nos traz a sensação de participação, além de possibilitar e estreitar as relações entre conselheiros e inspetores de todas as áreas. O volume de informações sobre o que o Sistema pode proporcionar aos profissionais que são ativos e estão dentro de suas entidades de classe foram os destaques deste rico encontro. Agradeço ao Crea-MT e à Mútua-MT, não só por essa iniciativa, mas por todas as ações que fortalecem e engrandecem os profissionais das engenharias envolvidas”, disse.

 

Reuniões das Câmaras

Reunião da Câmara de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho | Foto: Caroline Mesquita

 

No período da tarde, foram realizadas as reuniões das Câmaras, que ó o momento em que os conselheiros apreciam e decidem assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional. A Câmara de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho e a Câmara de Agronomia contaram com a participação de grande parte dos profissionais.

Já a Câmara de Engenharia Florestal; Engenharia Elétrica e Câmara de Geologia, Mecânica e Minas também teve a participação de conselheiros suplentes e inspetores.

Veja a Galeria de Fotos do treinamento aqui.

 

 

 

Texto: Caroline Mesquita