Crea-MT e Mútua participam do maior evento de mineração do Centro-Oeste
11 de novembro de 2024, às 11h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O maior evento de mineração da região Centro-Oeste, a Expominério 2024, deu inicio na manhã de quinta-feira (7) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Repleto de atividades, palestras, exposições de máquinas e equipamentos e apresentação de tecnologias inovadoras para o setor da mineração, a exposição recebeu o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego e a diretora da Mútua e engenheira civil Marciane Prevedello em um estande para profissionais do Sistema.
A escolha da capital como sede para a edição 2024 não foi inconsciente. Mato Grosso é um dos principais produtores de minerais do Brasil, e os principais extraídos são: manganês, ouro, estanho, ferro, níquel e cobre, encontradas no norte e sudeste do estado. Os impactos econômicos são gigantescos e estão distribuídos em geração de empregos, renda para o estado e desenvolvimento regional, logo, o papel do Conselho é estar perto dos profissionais que são os responsáveis tecnicamente para o aprimoramento do setor.
A diretora-geral da Mútua enfatizou a importância da presença do Sistema em eventos como esse: “A autarquia é essencial para garantir que a mineração seja realizada de forma responsável, segura e eficiente. O Crea garante a responsabilidade ambiental e fiscalizar as atividades de mineração confirma o cumprimento das normas técnicas e legais. Além disso, registra os profissionais qualificados para trabalhar na mineração, promove práticas sustentáveis através das associações dos profissionais da área e ajuda a garantir a responsabilidade social das empresas”.
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego comentou sobre a segunda edição da Expominério.
“É um marco para a engenharia de minas de Mato Grosso e todos os setores que a mineração engloba. As empresas e instituições se reúnem para discutir os desafios e as oportunidades do setor, contribuindo para o desenvolvimento da área. Esse evento é ímpar em qualificação profissional e fortalecimento da classe de engenheiros, inspirando novas gerações de profissionais”, destacou.
Foram três dias de evento com uma programação diversificada em atividades sobre mineração, bem como a continuação do serviço no estande Confea/Crea/Mútua.
Texto: Maria Cecília Borges
Sob a supervisão de Caroline Mesquita