Crea-MT expõe atuação sobre acessibilidade

11 de junho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Todo trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato Grosso (Crea-MT), a cerca do assunto acessibilidade, foi exposto durante a 1ª Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 06 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O conselheiro e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Crea-MT, técnico em edificações Givaldo Dias de Campos, explicou sobre as fiscalizações, campanhas orientativas, parcerias e outras ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Crea desde a implantação do GT em fevereiro do ano passado, em todo Estado.

“Além de fiscalizarmos buscamos conscientizar diversos segmentos da sociedade e poderes constituídos a respeito do tema acessibilidade. Pois a conscientização é tão importante quanto a fiscalização”, destacou Givaldo.

O Crea-MT também participou da mesa redonda de discussões com o Ministério Público Estadual, as secretarias de Estado e do município de Cuiabá de Educação e Cultura e, com a secretaria municipal de Saúde. “Também tivemos a oportunidade de contribuir para as discussões no grupo de acessibilidade e transporte da Conferência”, completou o conselheiro.

Givaldo parabenizou o Conselho Municipal pela realização da Conferência e enfatizou que é de suma importância a discussão sobre acessibilidade, pois atualmente, são milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência, incluindo idosos e obesos, isso sem contar os deficientes temporários e gestantes, que também se beneficiam das medidas de acessibilidade previstas em diversas legislações que garantem a mobilidade e a inserção desses segmentos na sociedade.

“Devemos propagar as normas técnicas e a legislação para a acessibilidade, com destaque para o Decreto Federal 5296/04, que estabelece os critérios mínimos e prazos, alguns já vencidos, para a implementação das medidas em todo o Estado”, citou.

Durante a Conferência Municipal também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A data para realização do evento ainda não foi divulgada.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT