Crea-MT: Fiscalização estará presente em 24 municípios de MT neste mês de julho

4 de julho de 2019, às 8h35 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

De 08 a 26 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT,) estará fazendo a fiscalização em 24 municípios, visando coibir o exercício ilegal da profissão. Na próxima semana, os agentes iniciam a fiscalização em 14 municípios, verificando obras civis, empresas e órgãos públicos, construções, contratos   e receituário agronômico.

As ações têm por objetivo averiguar Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e existência de profissionais habilitados em obras e serviços relacionados a Engenharia, Agronomia, Geografia, Meteorologia, Civil, Mecânica, Industrial, Geologia, Minas, e demais áreas registradas junto ao Crea-MT.

“ Essas ações visam garantir a segurança da sociedade, verificando se os trabalhos técnicos estão sendo prestados por profissionais devidamente habilitados junto ao Conselho. Por meio da fiscalização procuramos coibir que pessoas sem a devida atribuição técnica exerçam atividades profissionais colocando em risco a sociedade”, afirmou o gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição.

Ainda segundo Jakson, desde o ano passado, o Conselho utiliza o sistema de georreferenciamento para detectar a exata posição geográfica de uma obra ou serviço em andamento, o que facilita as ações. O sistema ArcGis dinamizou o serviço do agente fiscal, com a elaboração de roteiros mais coerentes com base na localização geográfica dos empreendimentos a serem vistoriados que são informados durante o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Os municípios que serão visitados na fiscalização de rotina de 08 a 12 de julho são: Tangará da Serra, Santa Carmem, Marcelândia, União do Sul, Claúdia, Itaúba, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Paranaita, Apiacas, Cocalinho, Gaúcha do Norte e Nova Nazaré.

 

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT