Crea-MT marca presença em 7º Semana Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência

26 de setembro de 2023, às 13h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso esteve presente na 7º Semana Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro. A agenda foi realizada durante três dias no Auditório da Ordem dos Advogados Seccional Mato Grosso (OAB-MT), no Conselho Regional de Contabilidade e no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No dia 22, representando o Crea-MT, o Coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI, Reynaldo Magalhães participou da Roda de Conversa Tema: “Os Desafios na Acessibilidade Arquitetônica” juntamente com a Comissão Permanente de Acessibilidade nos Municípios do MPC que atua junto ao TCMGO, composta pela Técnica de Controle Externo Valnice Lopes da Silva e os Auditores de Controle Externo Carmem Bezerril, Mariana Diniz Cabral e Pedro Maranhão e o Procurador José Gustavo Athayde.

“É importante, que os profissionais de diversas áreas e instituições se unam e troquem experiências e informações em um objetivo único de promover a inclusão das pessoas com deficiência, garantir a proteção dos direitos e promover a qualidade de vida para todos”, disse Reynaldo. Ainda segundo o Coordenador da FPI, foi apresentado por ele um trabalho operacional no qual o Crea-MT em campo promoveu melhorias, verificando a aplicação de normas técnicas como a aplicação de piso tátil e a adaptação de banheiros.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conede/MT, Jandira Andrade, explanou que as falas voltadas a acessibilidade arquitetônicas, demonstram o quanto a sociedade precisa avançar quanto ao direitos do ir e vir , dos cidadãos, em especial as pessoas com deficiência.

“Foram trocas de experiências, aprendizagem, a todos os participantes envolvidos e na certeza que essas ações precisam ser ainda efetivadas em outros momentos para a garantia do direito à acessibilidade”, concluiu a presidente do Conede-MT.

A Semana foi marcada por apresentações culturais, rodas de conversa e palestras nas quais foram debatidos assuntos relacionados à educação inclusiva, gestão municipal especificamente sobre os direitos das pessoas que vivem com alguma limitação física e a formação profissional da pessoa com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências da OAB-MT, Rodrigo Guimarães de Souza, destacou que o preconceito se combate com conhecimento. “Eventos como esse visam, justamente, levar o conhecimento para todos. Devemos estar receptivos para aprender sempre”, destacou Rodrigo.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – SETASC e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONEDE/MT em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro) com informações da OAB-MT