Crea-MT no XXIV encontro técnico de soja

17 de maio de 2024, às 9h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Engenheiros agrônomos José Carlos do Prado (AENOR), Clóvis Albuquerque (AEAPL), 2º Vice-Presidente do Crea-MT Márcio Eduardo Forti Ribeiro de Andrade (AEAGRO) e Carlos Eduardo Souza Bezerra (UNIVAG).

Na última terça-feira (14), teve início o XXIV Encontro Técnico da Soja, realizado pela Fundação Mato Grosso no Gran Odara Hotel em Cuiabá. O evento reúne profissionais da área de agronomia incluindo representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Entre os presentes, esteve o Conselheiro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), eng. agrônomo Clóvis Albuquerque, os engenheiros agrônomos José Carlos do Prado (AENOR), Márcio Eduardo Forti Ribeiro de Andrade (AEAGRO) e 2º Vice-Presidente do Crea-MT e Carlos Eduardo Souza Bezerra (UNIVAG).

Os participantes exploraram, através de painéis demonstrativos, temas que variam desde as mudanças climáticas até a logística da distribuição orçamentária dos alimentos. Um dos destaques das discussões foi o impacto das mudanças climáticas, com foco especial nos efeitos do El Niño nas safras de 2023 e 2024. Engenheiros agrônomos e produtores rurais compartilharam suas experiências e perspectivas sobre como enfrentar esses desafios climáticos, especialmente no estado de Mato Grosso.

Além disso, o evento abordou as oportunidades oferecidas pelas novas ferramentas e tecnologias no cultivo da soja, bem como as diversas variedades disponíveis no mercado. Foram discutidos temas como fertilidade e perfil do solo, pragas e fatores biológicos, e doenças foliares, destacando a abordagem abrangente do encontro em relação aos aspectos agronômicos da produção de soja.

O Conselheiro Titular da AEAPL, Clóvis Albuquerque, destacou a importância do Conselho em eventos como o Encontro Técnico da Soja: “Esses contatos fortalecem a visão que os profissionais da área da engenharia agronômica têm da importância do Conselho na fiscalização e suporte profissional”. Ele também enfatizou a necessidade de abordar o El Niño na convenção, por ser um fenômeno climático que trouxe sérios problemas para o estado e que não devem ser ignorados.

O Encontro Técnico da Soja proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos, experiências e ideias entre os participantes, com o objetivo de impulsionar a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT.