Crea-MT participa da 2ª reunião da CCEEF em Belém

25 de junho de 2024, às 13h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última semana, entre os dias 17 e 19 de junho, a Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal se reuniu com os conselheiros a nível nacional, para a 2ª reunião da CCEEF, em Belém (PA). O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou representado pelo Coordenador Nacional, conselheiro e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), eng. florestal Cícero Ramos, nos 3 dias de evento.

O encontro teve como principal objetivo discutir o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do compartilhamento de dados entre essas instituições. Outros temas abordados incluíram a Tabela de Obras e Serviços, ART múltipla, arborização urbana e o acompanhamento de profissionais envolvidos em processos administrativos para a obtenção de Licença Ambiental para Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e Autorização de Supressão de Vegetação (ASV).

Durante a reunião, destacou-se a importância de monitorar a atuação de profissionais sem habilitação, que podem comprometer a qualidade e segurança dos serviços prestados. Cícero ressaltou a necessidade de garantir que apenas profissionais qualificados, com conhecimentos técnicos e científicos adequados, atuem na área.  “A nossa função enquanto conselheiro do Crea-MT e Coordenador da Câmara Nacional Engenharia Florestal é servir ao público, precisamos ficar atentos quanto a atuação de profissionais sem habilitação, desprovidos de conhecimentos indispensáveis ao correto exercício profissional, prejudica os direitos dos usuários dos serviços públicos – que são expostos a riscos e danos materiais – atenta contra os princípios legais da administração pública relativos à legalidade e eficiência, e resulta na elaboração de peças técnicas precárias e na execução desses serviços e atividades sem lastro nos fundamentos da técnica e da ciência, gerando riscos ou danos materiais ao meio ambiente.”

eng. florestal Cícero Ramos ao lado do presidente do Confea, Vinicius Marchese

Ao final do evento, o Coordenador  entregou cadernos e canetas comemorativas dos 45 anos da AMEF ao presidente do Confea, Vinicius Marchese, ao presidente eleito da Mútua, Joel Krüger, ao presidente do Crea-BA, Carqueija, e aos conselheiros federais Nielsen Christianni, Neemias Barbosa e Sérgio Maurício

eng. florestal Cícero Ramos e presidente eleito da Mútua, Joel Krüger

SAIBA MAIS

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) promove uma importante mudança de paradigmas, alinhada ao debate global sobre sustentabilidade, como visto na Rio+20 e na aprovação do novo Código Florestal brasileiro (Lei nº 12.651/2012).

Formada por Mato Grosso e outros estados, a CCEEF atende ao regimento interno do Confea, que exige a participação de pelo menos três câmaras especializadas regionais. Com profissionais registrados no Sistema Confea/Crea/Mútua, a CCEEF busca aprofundar a expertise em Engenharia Florestal e contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Cícero Ramos