CREA-MT participa da Iª reunião do Conselho Estadual das Cidades

22 de maio de 2017, às 10h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Ocorreu na última semana (18 e 19) a reunião ordinária do Conselho Estadual de Cidades (CEC). A reunião era para ter acontecido em fevereiro, mas, em função da situação política do pais e do aguardo de encaminhamentos do Ministério das Cidades, a reunião acabou acontecendo somente neste mês de maio.
 

A Presidente do CREA-MT, Kateri Felsky dos Anjos, membro titular do Conselho, participou do evento se apresentando, pois, passa a integrar agora o grupo. Kateri, que era servidora da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), acabou de se aposentar e poderá estar mais presente em reuniões e discussões pertinentes ao Sistema.
 

Em sua fala, a presidente colocou o CREA-MT a disposição dos conselheiros, assim como os profissionais do Sistema, que detém muita capacidade técnica para contribuir com os encaminhamentos que saem do CEC, que trata muito do planejamento urbano das cidades.
 

“Estamos à disposição de vocês, sou novata no Conselho, mas vocês já sabem o que querem, o que nossa população necessita e, há legislação para promover tudo que a sociedade almeja, mas penso que falta mais sensibilidade e vontade política para efetivarmos as políticas públicas que a cidade merece. Mas estamos aqui para trabalharmos juntos nisto”, frisou a presidente.
 

Há mais de 5 anos a engenheira agrônoma, Marilda Vinagre, que é Analista Técnica do CREA-MT, vinha sendo a represente do CREA-MT no Conselho.
 

Segundo Cláudio Miranda, secretário adjunto de Políticas Públicas da Secid e condutor dos trabalhos, a Secretaria de Estado das Cidades pretende neste ano dar mais visibilidade ao trabalho do Conselho, gerando maior empoderamento a ele, para que o CEC seja mais atuante e, não percebido apenas como uma entidade que cumpre uma agenda de discussões, sem mais efetividade.
 

“Estamos preparando uma sala na Secretaria somente para os conselheiros, queremos garantir uma infraestrutura para que eles possam se reunir semanalmente, se houver necessidade. É algo facultativo a eles, mas pretendemos que consigamos construir uma agenda juntos para 2017. Já fizemos 100 conferências municipais e temos uma proposta de trabalho, mas precisamos legitimar e organizar as ações deste ano, a partir do que foi encaminhado pelo Interior e, através do debate dos Conselheiros”, explicou Claudio Miranda.
 

Após o dia de discussões nas Câmaras Temáticas, foram aprovadas 02 Resoluções Administrativas. Uma delas vai garantir o apoio aos municípios, na área de Planejamento Urbano, através da assistência técnica. Além desta, a outra resolução vai oferece diárias e passagens aos Conselheiros com 3 dias de antecedência da reunião, pois muitos se deslocam do interior do Estado para a Capital. Agora eles passarão a receber os recursos necessários diretamente em suas contas, garantindo sua efetiva participação.
 

Outra aprovação ocorrida na reunião foi pela entrega da Moção de Aplausos à Secretária Executiva do Conselho, Albertina Aparecida Alves, que está desde o início atuando de forma exemplar para que o Conselho possa atuar de fato, inclusive, ela participou da execução de todas as conferências nos municípios.
 

As reuniões ordinárias do CEC acontecem sempre a cada 3 meses, mas, havendo necessidade, elas podem ocorrer de forma extraordinária.