Crea-MT participa de encontro sobre as novas regras para construção civil em Sorriso
10 de janeiro de 2024, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT) participou do encontro promovido pela Secretaria da Cidade (Semcid) nesta quarta-feira (10) que reuniu engenheiros civis, arquitetos e técnicos ligados à construção civil para detalhar sobre as mudanças do Código de Obras de Sorriso, atualizado pela Lei Complementar 422, de 14 de dezembro de 2023. Na oportunidade, também foram apresentados os estudos que passarão a ser exigidos quando da implantação de obras de grande impacto, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT).
Para o 2º vice-presidente do CREA-MT, eng. civil André Luiz Schuring, a iniciativa de atualizar os profissionais do setor sobre as alterações na lei é de extrema importância. “Ficamos contentes em participar de momentos como este, de atualização dos profissionais e, já antecipamos que, para este ano, pretendemos promover uma atuação mais intensa do Crea também neste foco, com palestras e formações voltadas à formação contínua de arquitetos e engenheiros”, afirmou Schuring.
O EIV funcionará como uma política urbana que permitirá medir todos os efeitos (positivos e negativos) da implantação de empreendimentos ou atividades que possam trazer impactos a uma região. Basicamente, o estudo será solicitado quando da proposição de projetos com área construída superior a 15 mil m², capacidade de ocupação de 600 ou mais pessoas, ou por exemplo, condomínios e loteamentos com mais de 300 unidades habitacionais, entre outros critérios.
Entre os aspectos que devem ser contemplados no documento, estão a influência do empreendimento no adensamento populacional da região, a interferência na ventilação e na iluminação do entorno, e a valorização imobiliária.
Do mesmo jeito que um condomínio, uma loja, uma escola ou um hipermercado podem modificar a paisagem e a vizinhança, o trânsito é outro aspecto diretamente influenciado pela instalação de um empreendimento. Assim, o RIT é o estudo da geração de tráfego, carga, descarga, assim como a demanda por transporte público que pode ser despertada a partir de um grande empreendimento.
Texto: Assessora da Comunicação do Crea-MT com apoio da equipe jornalística e fotográfica da Prefeitura Municipal de Sorriso