Crea-MT participa de evento que apresenta novo modelo de digitalização dos processos de regularização fundiária do Intermat
21 de novembro de 2024, às 11h18 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou de um evento, nessa terça-feira (19), que apresentou o novo modelo de digitalização dos processos de regularização fundiária do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O encontro foi realizado de forma presencial no Plenário do Crea-MT, em Cuiabá, e de forma online para profissionais que residem em outros municípios.
Durante a abertura, foram chamados para compor a mesa, o conselheiro e engenheiro civil André Schuring, representando o presidente do Conselho, Juares Samaniego, e a assessora da Presidência do Intermat, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, representando a Direção do Instituto.
André reforçou a importância do uso de novas tecnologias para modernizar o trabalho.
“Sabemos que o Intermat tem um papel importantíssimo em toda a nossa carreira técnica. As engenharias estão na área do desenvolvimento agrário, das terras, as verificações que precisam ser feitas e praticamente todas as nossas carreiras se entrelaçam nesse sentido. Entendemos que a engenharia passa por uma modernização constante, ela sempre se reinventa. Então temos que estar o tempo todo antenados com essa tecnologia, principalmente, na conversão digital. Já conseguimos modernizar a nossa estrutura para que fosse praticamente tudo digital, então a gente sabe da importância das tecnologias que nos colocam no mundo. A engenharia é feita de uma maneira muito arraigada e nós precisamos fomentar essa modernização”, disse.
Já a assessora da Presidência do Intermat, Iza Karol, disse que a Transformação Digital vai trazer otimização e eficácia nos serviços prestados aos cidadãos.
“O programa de modernização, além de olhar para as condições físicas, valorizou o servidor que é a parte fundamental nesse processo. Os investimentos de 2019 a 2023 foram necessários para que a gente chegasse em 2024. Este ano tivemos uma meta imposta pelo governo que é melhorar o atendimento e o serviço público através da transformação digital. Então tínhamos um Intermat estagnado e, agora, com um olhar voltado mais para o humano. O estado de Mato Grosso é extremamente relevante para a economia mundial e é aí que entra a transformação digital, que busca otimizar tempo, tornar o cidadão mais satisfeito com a qualidade do serviço, com um produto útil, eficaz e seguro. O novo sistema vai automatizar as nossas rotinas, diminuir o tempo de análise e uma entrega muito mais efetiva”, disse.
A primeira palestra foi ministrada pelo assessor da Diretoria Sistêmica, Renan Castro da Costa que explicou um pouco sobre como funcionará a plataforma e os objetivos da implementação do novo sistema. Já o gerente de Sistemas e Banco de Dados, Wellington Mesquita Farias Gomes, mostrou na prática como os colaboradores do Intermat irão acessar o sistema e como realizar os serviços de forma prática.
Ao final, o Diretor Executivo, Klismahn Santos do Monte, falou sobre a sustentação administrativa e jurídica na implementação das soluções de tecnologia.
Texto: Caroline Mesquita