Crea-MT participa de lançamento do “Sistema Radar de Controle Público” do TCE

26 de novembro de 2018, às 17h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

“Uma ferramenta inovadora que proporciona além da transparência um controle social mais efetivo, que permite aos gestores e empresários maior economia e eficiência na compra de produtos e serviços, em âmbito estadual, auxiliando e subsidiando a rotina dos setores de compras e licitações públicas no seu dia a dia.

A transparência que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso visa oferecer com Sistema Radar de Controle Público é completa tanto para quem trabalha no serviço púbico, quanto para quem compra e contrata serviços diversos, bem como para quem fiscaliza os órgãos públicos.

Com certeza será uma ferramenta muito útil para o Crea-MT”. Definiu o Auditor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Vinícius Andrade Souza, que representou o presidente do Conselho, João Pedro Valente, durante o lançamento do primeiro módulo do Sistema Radar de Controle Público pelo TCE/MT, sexta-feira (23/11).

A nova ferramenta desenvolvida pelo órgão visa a fiscalização e a transparência de compras efetuadas pelas instituições públicas municipais e do Estado. Já em funcionamento, o Módulo Compras Públicas reúne informações de preços praticados em mais de 15 mil licitações homologadas em 2017 e 2018. Ao longo de 2019, outros módulos já em desenvolvimento do Radar de Controle Público deverão ser lançados. Um deles será o Módulo Editais, um robô que fará a varredura nos textos de todos os editais, em busca de indícios de irregularidades antes da realização das licitações. Outro, o Módulo Cidadão, com indicadores de desempenho das unidades gestoras a partir de informações das prestações de contas. Também, o Módulo Diário Oficial, com coletas eletrônicas de informações de compras a partir de pesquisas em publicações oficiais. E, ainda, o Módulo Controle Público, com painel de indicadores para análises descritivas.

Desde o dia 23/11, o TCE já programa, com públicos interessados, a exemplo de jornalistas, controladores internos, membros de conselhos de políticas públicas, observatórios sociais entre outros, a realização de aulas para manuseio do Sistema Radar de Controle Público. Na página www.tce.mt.gov.br, acessando o sistema, todavia, já está disponível um manual orientando como utilizar e realizar pesquisas.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT