Crea-MT participa de solenidade no 9º BEC

11 de abril de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No Dia da Engenharia Militar, 10 de Abril, o diretor administrativo do Crea-MT, Técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, e, o chefe de gabinete do órgão, Engenheiro Sanitaria Jesse Rodrigues Arruda de Barros, representaram o Conselho durante as comemorações à data, no 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), em Cuiabá.

Durante o evento, representantes do Crea-MT se reuniram com o Comandante Tenente Coronel, Engenheiro Fernando Miranda do Carmo – conhecido por Miranda e, com o Coronel José Meirelles para estreitar as relações entre o Batalhão e o Conselho. (http://jmeirelles.wordpress.com/)

” A Engenharia Militar tem proporcionado uma evolução significativa para o estado e deve estar agregada ao Conselho para que assim possamos contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou o chefe de gabinete do Crea-MT.

A História da Engenharia no Brasil deve contemplar, necessariamente, a Engenharia Militar. Os engenheiros militares são os responsáveis pelo apoio às atividades de combate do exército. São eles que, além de atuarem em momentos de guerra na defesa do país, agem preventivamente em tempo de paz, como colaboradores na solução de problemas de infra-estrutura. Pensando na melhor estratégia para o desenvolvimento nacional, constroem fortes, pontes, estradas, poços artesianos, barragens.

Em 1792, a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi um marco. Primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, tinha por objetivo formar oficiais das armas e engenheiros para o Brasil nos tempos coloniais. Atualmente, o Instituto Militar de Engenharia (IME), criado em 1959, é a instituição responsável pela formação dos engenheiros militares. Possui diversas especialidades, como fortificação e construção, computação e telemática, mecânica e materiais, elétrica, química e cartografia e admite que civis façam o curso.

*Elienai Corrêa
Especial para Ascom/Crea-MT