Crea-MT participa do Colégio de Presidentes e assina protocolo para a 5ª Força-Tarefa Nacional

24 de março de 2025, às 15h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, realizado em Palmas, Tocantins, entre os dias 20 e 21 de março, onde foi assinado o protocolo de intenções para a 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização.

A ação ocorrerá na região de Sinop (MT) entre os dias 30 de junho e 4 de julho. Para oficializar a iniciativa, o presidente do Confea, eng. telecomumicações Vinicius Marchese, a presidente do Crea-PA, eng. civil Adriana Falconeri, e o presidente do Crea-MT,  assinaram o documento. O evento reuniu lideranças dos conselhos regionais para discutir estratégias de fiscalização e fortalecer a atuação conjunta dos Creas.

Presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, a presidente do Crea-PA, eng. civ. Adriana Falconeri, e o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Samaniego | Foto: Confea

 

A Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, lançada pelo Confea, visa aprimorar a eficiência das ações fiscalizatórias em nível nacional, promovendo a padronização de práticas entre os conselhos regionais. O programa prevê que Creas com maior experiência em determinadas áreas compartilhem conhecimento com aqueles que ainda estão desenvolvendo suas estruturas de fiscalização. Além disso, a iniciativa busca garantir o cumprimento das normas técnicas e de segurança em obras e empreendimentos, prevenindo riscos e valorizando a atuação dos profissionais do Sistema.

Durante o encontro, também foram debatidas pautas como o registro internacional e o registro único, que têm como objetivo facilitar a atuação dos profissionais brasileiros no exterior e padronizar procedimentos administrativos. Outro tema abordado foi a comunicação institucional, com a sugestão de que os Creas identifiquem engenheiros influentes nas redes sociais para ampliar o alcance das mensagens do Sistema.

Na área de fiscalização, discutiu-se a proposta de inclusão dos geofísicos entre as categorias regulamentadas pelo Crea e uma iniciativa para a regulamentação do descarte de resíduos sólidos, apresentada pela presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri, no âmbito da COP 30.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Samaniego | Foto: Confea

 

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, destacou a relevância da escolha de Sinop como sede da próxima Força-Tarefa Nacional, ressaltando o crescimento da produção agrícola na região e a necessidade de fiscalização intensificada em setores como armazenagem de grãos, usinas de etanol e inspeção predial.

“Escolhemos a região porque os 100 milhões de toneladas de grãos de soja estão concentradas em Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Além disso, há uma forte produção de algodão e várias usinas de grande porte de etanol de milho que precisam de fiscalização. Sobre a inspeção predial, Sinop está crescendo bastante, e há uma lei estadual que já foi aprovada em Mato Grosso, tornando obrigatória a inspeção predial dentro dos prazos. No entanto, quem está fiscalizando e dando anuência ao Crea é o Corpo de Bombeiros, e o estado ainda não tem um órgão específico para essa fiscalização”, afirmou.

O próximo Colégio de Presidentes ocorrerá em Teresina, nos dias 20 e 21 de maio.

 

Texto: Maria Cecília Borges