Crea-MT possui cadeira na Câmara Temática de Mobilidade Urbana de Cuiabá

15 de abril de 2015, às 15h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
O prefeito Mauro Mendes deu posse dia 09 de abril aos membros da Câmara Temática de Mobilidade Urbana, que ficará responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana a ser entregue até o final do ano. Entre os empossados estão o presidente do Crea Mato Grosso, Juares Silveira Samaniego, como membro titular e o coordenador de acessibilidade do Conselho, Givaldo Dias Campos, como suplente.
 
 
“Temos que ter um olhar diferente sobre a cidade e precisamos pensar como a queremos para daqui 15 anos. É essa a responsabilidade de vocês, pensar e entender os problemas para não ficarmos apenas no diagnóstico superficial, com soluções paliativas”, disse Mauro Mendes.
 
 
Entidades e organizações civis fazem parte da câmara, assim como Secretarias Municipais. Reuniões para as primeiras definições ainda serão marcadas. “Esta é uma pauta nacional, em que temos que trazer para nossa realidade as diretrizes e políticas que o governo federal determinou, construindo uma cidade para as pessoas e garantindo o ir e vir aos espaços públicos”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
 
 
“Para o Crea a importância de participar desta câmara é no contexto da acessibilidade que é a condição fundamental de inclusão da pessoa com deficiência. Abrange a infraestrutura urbana, em suas vias publicas, sistemas de transporte e praças, as edificações em todo seu contexto e tipologia arquitetônica. A base de inclusão na sociedade, sem duvida, é a acessibilidade ás edificações, espaços, mobiliários e elementos, sem ela é impossível de tratar de inclusão da pessoa com deficiência e da pessoa com mobilidade reduzida”, explica o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.
 
 
Fazem parte da Câmara Temática membros das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, de Planejamento, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), de Saúde, da Secretaria de Estado das Cidades, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Universidade Federal de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito, Samu, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ministério Público, AMTBikers, Associações Mato-grossense de Deficientes, Associação dos Transportadores Urbanos e Associação dos Usuários do Transporte Coletivo.