Crea-MT presente em 51º Congresso Brasileiro Educação em Engenharia

26 de setembro de 2023, às 13h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), esteve presente no 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) através dos conselheiros Matheus da Silveira e Milton Soares Filho. O evento ocorreu no mês de setembro na capital do Rio de Janeiro.

O conselheiro Matheus da Silveira apresentou um trabalho sobre Estratégias de Ensino para Acionamentos Elétricos de Motores, que poderá ser aplicada em diversos níveis do curso de engenharia elétrica. Destacou entre os temas relevantes para a educação em engenharia como ciências de dados e inteligência artificial.

“No meu trabalho na docência em engenharia elétrica o debate sobre a extensão nos currículos dos cursos de engenharia. Visto que é um grande desafio para nós pois os cursos de engenharia devem ter pelo menos dez por cento da carga horária dedicada a extensão e esse tem sido um debate importante entre as universidades e Institutos Federais”, explicou o conselheiro.

O coordenador da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP), Milton Soares Filho avaliou a informação como importante para ele como professor e como a ponte entre o conselho e as universidades, na busca de atualizar e compartilhar conhecimentos na área. “Participei também de uma reunião entre outros representantes, conselheiros, dos Creas de vários estados. Durante essa reunião foi discutida uniformidade em todos os creas em julgamentos de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos de engenharia e atribuições profissionais”, explicou o conselheiro.

Durante os três dias de eventos foram programadas diversas palestras sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Reunindo gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.

O congresso é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) desde 1973 em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). foi realizado de maneira remota desde 2020 e este ano volta a ser um evento presencial.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro) com informações da Assessoria Cobenge