Crea-MT presente em sessão solene em homenagem aos 55 anos de Faculdade de Engenharia Civil da UFMT

18 de outubro de 2023, às 16h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve presente na sessão especial em homenagem aos 55 anos de existência da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizada na noite de segunda-feira (16) no teatro Zulmira Canavarros. A homenagem teve o apoio do Crea-MT, da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEM) e de um grupo de cerca de 400 engenheiros civis formados.

Ao todo 225 mestres e 30 servidores técnicos e administrativos, que ao longo de 55 anos contribuíram para a formação de mais de 2.100 engenheiros civis receberam Moção de Aplausos. Durante o evento houve ainda homenagem aos principais atores históricos que viabilizaram a UFMT e o curso superior de Engenharia Civil.

Segundo o eng. civil Pedro Luiz Tanus Soares, um dos ex-alunos do curso que se empenharam na organização do evento em busca dos homenageados, o Mato Grosso é o estado que todos admiram hoje por ser fruto colhido de muitas sementes de iniciativas plantadas e cuidadas a meio século atrás, por grandes atores históricos que precisam ser conhecidos e mais reconhecidos.

“O reconhecimento do trabalho de atores históricos fundamentais, que mudaram toda esta perspectiva, permitindo que a nossa juventude pudesse adquirir aqui mesmo esta formação, passando a contribuir para o crescimento e o progresso de nossa região é um dos eixos da homenagem que um grupo de cerca de 400 engenheiros civis formados está há vários meses organizando, procurando resgatar todo o legado que possibilitou sua formação e o progresso de nossa terra”, destacou o engenheiro.

Ainda segundo ele, para se formar engenheiro é necessário que sejam realizados vestibulares e provas durante o curso, mas para ele: “A prova definitiva, é a prova de gratidão, revelando a grandeza moral de quem reconhece aqueles que contribuíram para a sua formação, viabilizando as condições necessárias para exercer uma profissão e contribuir para o bem-estar e o progresso de toda a sociedade”.

O deputado estadual, eng. civil Carlos Avallone Junior, formado pela UFMT, destacou a importância de homenagear as pessoas que contribuíram para a formação de mais de 2,1 mil engenheiros civis.

“Eu sempre digo que é uma satisfação muito grande ter cursado Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso. Eu entrei lá em 1978 e fiquei até 1982. Foram 4 anos e meio de muita alegria, uma época de muita transformação em minha vida. Hoje nós estamos aqui homenageando os 55 anos de curso, mas também todos os 234 professores que ministraram aulas neste curso e cerca de 30 servidores que também foram muito importantes para que nós pudéssemos sair de lá formados”, declarou Avallone.

Durante o evento foi lançado ainda o livro “Relatos de um Engenheiro Cuiabano”, de autoria do professor e engenheiro Reniel Pouzo Filgueira, no qual ele compartilha a história das obras que executou e prestou consultoria ao longo de sua carreira.

Texto: Equipe de comunicação do Crea-MT, fotos: Rennan Kawahara