Crea-MT presente na 5º edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia

29 de setembro de 2023, às 15h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve presente na 5º edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (V SAMA) que acontece entre os dias 27 a 29 de setembro, no auditório do Colégio Liceu Cuiabano.

Representando o Conselho, o 2º vice-presidente, eng. civil André Schuring, participou da solenidade de abertura destacando a importância do evento e da participação de todos. “É muito importante debater sobre a nossa arquitetura regional desta forma mais centralizada, trazendo mais conhecimento a todos que se interessam pelo assunto. Nós entendemos que a tecnologia precisa ser partilhada e melhor difundida, e é isso que o seminário trará aos presentes”, enalteceu o engenheiro.

O docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faet) da UFMT e presidente da comissão organizadora do evento, Ricardo Castor, explica que o evento é voltado aos estudantes, pesquisadores e profissionais com interesse na arquitetura moderna produzida em solo amazônico, e nos impactos da modernização sobre os espaços construídos e seus respectivos ambientes naturais, afetados direta ou indiretamente pelo processo de interiorização da economia nacional.

“A programação conta com profissionais de renome nacional e internacional. A cada dia teremos visitas guiadas em obras de pontos específicos da cidade, como a própria UFMT, Centro de Cuiabá e região do CPA. No quarto dia do evento, visitaremos outras obras como a  Rodoviária, Arena Pantanal e outras”, destacou, citando a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia (Nama) na organização dos eventos.

Sobre a relevância da Semana, o docente falou sobre o trabalho de estudo e valorização e divulgação de nosso patrimônio moderno. “Existe a ideia de que o patrimônio a ser preservado é apenas aquele antigo, histórico, colonial, mas a moderna, do século XX tem grande valor histórico, e parte das memórias das cidades merecem ser conhecidas  e preservadas”, ressaltou, citando como exemplos,  o Palácio Alencastro e o Patrimônio da UFMT.

Como parte das ações da Semana, segue até o dia 30 de outubro, na Galeria de Arte Lava Pés, em Cuiabá,  a Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia  (XAMA). A entrada é gratuita e apresenta “30 obras em 30 anos”, representativas e realizadas nos estados da Amazônia Legal de 1987 a 2017. A visita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, entre 08h e 18h, sem restrições de idade.

Texto: Equipe de comunicação do Crea-MT