Crea-MT presente na I Semana do Geógrafo da UFMT

25 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), participa da I Semana do Geógrafo que em como tema “Os desafios e as novas perspectivas da profissão”. O evento é promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 27 a 29 de maio, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). As inscrições estão abertas. Os interessados devem procurar o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO), campus de Cuiabá. Serão realizadas mesas-redondas e minicursos.

“O papel do CREA na regulamentação da profissão do Geógrafo” é o tema da mesa-redonda de abertura, às 19h30, na quarta-feira (27). Vão participar o engenheiro agrônomo Rubimar Barreto Silveira, representante do Conselho Regional de Engenharia Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA/MT); e o geógrafo Cristiano Rocha, representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Campinas), sob a coordenação da mestranda Ana Cristina Oliveira da Silva, representante do CAGEO/UFMT e membro da AGB/ seção Cuiabá.

Na quinta-feira (28), às 8 horas, será realizada a mesa-redonda “As perspectivas do mercado de trabalho para o Geógrafo”. O tema será abordado pelo professor doutor Hugo S. Werle, do departamento de Geografia/UFMT; pelo representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/MT), Devaldo Benedito de Souza; e pela representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT), Lígia Camargo. A mesa será coordenadora pela professora doutora, Márcia Ajala Almeida, presidente da AGB/Seção Cuiabá e coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia da UFMT.

No período vespertino, das 14h às 18h, serão ministrados os minicursos “Caracterização de bacias hidrográficas para fins de planejamento e gestão, com a geógrafa Suzy Mara Klemp”, e “Representação de áreas protegidas no Estado de Mato Grosso”, com a professora doutora Nely Tocantins, do departamento de Geografia/UFMT.

Às 19h30, será realizada a mesa-redonda “O papel do estágio supervisionado na formação do profissional Geógrafo”, com a participação do representante do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), Emerson Carvalho Redez; do professor Joaquim Correa Ribeiro, do departamento de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); e de um representante da pró-reitoria de Ensino da Graduação (Proeg). A mesa será coordenada pelo acadêmico de Geografia, Ismael Rodrigo Cardoso Contreras.

Na sexta-feira (29), às 8 horas, será ministrada palestra sobre “A contribuição dos conhecimentos geográficos na defesa do território”, com a participação dos representantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), major Ramalho e tenente Celso, e o professor Neurozito Figueiredo Barbosa, do departamento de Geografia/UFMT. A mesa será coordenada pelo acadêmico de Geografia, Jodiley Mendes da Costa.

No vespertino, das 14h às 18h, serão ministrados os minicursos “A Construção de maquetes aplicada ao ensino de Geografia”, com a professora Leodete Miranda, do departamento de Geografia/UFMT, e “Técnicas cartográficas aplicadas ao georreferenciamento”, com o professor Joaquim Correa Ribeiro, da Unemat.

Às 19h30, será ministrada a palestra sobre “A identidade do Geógrafo”, com a geógrafa Silvana Moura Alves, analista ambiental da Sema/MT, e com os professores doutores do departamento de Geografia/UFMT, Cornélio Vilarinho Neto e Luiz da Rosa Garcia Netto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8481.

*Com Assessoria da UFMT