Crea-MT presente na reunião do CST sobre propostas para a habitação popular

2 de julho de 2024, às 16h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última segunda-feira (1), representantes da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá e da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab) se reuniram na Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular da Assembleia Legislativa com o objetivo de expor propostas ao governo relacionadas a projetos habitacionais que visam diminuir o déficit existente na capital. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através do diretor financeiro eng. civil Darci Lovato, esteve presente na reunião, que abordou assuntos abrangentes para a área da engenharia. Instituições como a Caixa Econômica Federal e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) também participaram.

Em busca de melhores condições para a habitação popular, foram apresentadas ações da gestão da capital no setor e expostas as reivindicações da população. Alan Segóvia, coordenador técnico de habitação de Cuiabá, explicou que a gestão priorizou a regularização fundiária e informou que o programa de construção de unidades habitacionais da prefeitura está parado. Segundo ele, o déficit habitacional na capital é de cerca de 100 mil famílias. Ele informou ainda sobre o andamento do processo de contratação de empresas para construir 900 novas unidades habitacionais no município, no âmbito do programa federal Minha Casa, Minha Vida, com previsão de início das obras em agosto ou setembro deste ano e entrega das residências em dezembro de 2025.

A participação em programas federais requer fiscalização e qualificação. Assuntos como o desta reunião são importantes para o Crea-MT, pois envolvem a atuação de diversos profissionais de engenharia e agronomia registrados no conselho para garantir a segurança jurídica e a qualidade da infraestrutura.

O presidente da CST, deputado Wilson Santos (PSD), anunciou visitas a cidades de Mato Grosso para conhecer as realidades locais. A CST da Moradia Popular foi instituída a partir do Ato n° 14/2024. O encontro foi gravado e está disponível no canal da Assembléia Legislativa no youtube.

presidente da CST, deputado Wilson Santos (PSD)

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Angelo Varela da ALMT