Crea-MT presente no evento em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

6 de agosto de 2019, às 17h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Para comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, que é celebrado em 05 de agosto, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde(Ses-MT)  está  realizando hoje (06) e nos dias 07 e 08 de agosto, evento com o tema:  “Vigilância Sanitária e seus Desafios”, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Presente no evento,  o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente salientou a importância da vigilância sanitária e a participação dos profissionais da área tecnológica em ações com a  área da saúde. “ com as mais de 300 profissões ligadas ao sistema Confea/Crea vejo a importância da presença da engenharia nas diversas atividades exercidas nos dias de hoje. Precisamos nos unir e proteger a sociedade das diversas adversidades que existem. Parabenizo  todos os profissionais da saúde por essa data tão importante”, destaca João Valente.

Durante o seminário, o promotor Alexandre Guedes do Ministério Público Estadual, ministrou a palestra com o tema: “Vigilância Sanitária e o exercício da Cidadania”, na qual destacou a importância da sociedade na criação de políticas públicas relacionadas a saúde. No campo da vigilância sanitária, a participação e o controle social representam mais um desafio.  O promotor destaca que a participação da sociedade na elaboração das políticas de proteção e promoção da saúde precisa constituir-se em um dos elementos de construção da cidadania. “A vigilância sanitária é definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse dessa natureza, abrangendo, o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde”, esclarece.

Outro grande destaque do dia foi a apresentação do diretor técnico do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Elizeu Diniz que discutiu o papel da vigilância sanitária, planejamento, financiamento e inovação. “No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador”.

Para finalizar o evento, no dia 07 de agosto, a programação será desenvolvida no Auditório da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), localizado no bairro Coophema em Cuiabá. já no dia 8, a atividade será somente no período da manhã, no Auditório da Controladoria Geral do Estado.

Texto e fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT