Crea-MT: Profissionais de Alta Floresta e Sinop recebem 10º CEP

18 de junho de 2019, às 8h06 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

“ Concessão do Poder de embargo de obras e/ou serviços de Engenharia e Agronomia ao Crea-MT, quando o objetivo de fiscalização caracterizar riscos graves a sociedade, ao entorno em geral, ou ao trabalhador. Que o Sistema Confea/Crea passe a exigir que a análise técnica de projetos de Engenharia nos corpos de Bombeiros seja realizada por profissionais habilitados pelo Sistema. Reduzir para seis meses o prazo de benefícios aos profissionais, após a filiação na Mútua”, são propostas aprovadas no encontro realizado no município de Sinop ”, destacou a coordenadora do 10° Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) e segunda vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-MT), Marciane Prevedello Curvo, quinta-feira, 13 de junho.

O encontro, que teve como tema: Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, contou com a participação de conselheiros do Crea-MT, colaboradores e profissionais do Sistema.

De acordo com a coordenadora do Congresso, segunda vice-presidente do Crea Mato Grosso, Marciane Prevedello Curvo, o segundo dia do 10° CEP –microrregional em Sinop foi de estrema relevância, onde foram aprovadas propostas. Entre elas: Inclusão na grade curricular dos cursos vinculados ao sistema Confea/Crea das disciplinas de “legislação e “ética profissional.

Criar mecanismos, ou alteração de lei, que possibilite a destinação de recursos oriundos das Anotações de Responsabilidades Técnicas, ou seja, que uns percentuais das ART recolhidas retornarem para as entidades de classe, objetivando a valorização profissional e da Mutua cooperação nas áreas de fiscalização do conselho.

“ O principal objetivo do evento   é mobilizar a participação dos profissionais mato-grossenses no debate sobre as propostas e projetos para o desenvolvimento do país. O encontro deste ano traz como tema principal: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. Em Mato Grosso, serão realizadas mais cinco reuniões de alinhamento que antecedem 10ºCEP, são encontros regionais preparatórios em cidades pólos até o dia 26 de junho. Os encontros no interior serão das 18h30 às 20h30”, detalhou a coordenadora do 10° CEP.

Durante o encontro, o diretor – geral, Adjane Prado e diretor-financeiro, Mário Cavalcante Albuquerque da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua –MT), falaram sobre a Mútua-MT, que oferece a seus associados benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

As contribuições e proposições devem estar alinhadas ao tema central e aos eixos temáticos do evento que são:

Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;

Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;

Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;

Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;

Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Durante o encontro estadual também serão discutidas propostas de Mato Grosso no 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que integra a programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), a ser realizada de 20 a 21 de setembro, em Palmas (TO).

Além dos encontros microrregionais, serão promovidos cursos de capacitação sobre o preenchimento correto da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nesses municípios

Programação:

24/06– 4° Encontro Regional pré Congresso em Primavera do Leste e região- AEAPL – Assoc. dos Engenheiros Agrônomos de Pva do Leste Rua dos Angares.

25/06 – 5° Encontro Regional pré Congresso em Barra do Garças e região- Auditório da Faculdade Cathedral – Av. Antônio Francisco Cortes, 2.501, Cidade Universitária, Barra do Garças-MT;

26/06– 6° Encontro Regional pré Congresso em Rondonópolis e região- Associação dos Engenheiros Agrônomos – AEAGRO – Rua São Paulo, esquina Alameda das Hortênsias, s/n., Jardim Novo Horizonte.

08/07- O Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá/MT-auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo.

 

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT