Crea-MT realiza sessão plenária de março com julgamentos de autos de infração à legislação e éticos

11 de março de 2020, às 14h40 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Os conselheiros presentes na reunião plenária de n° 748, realizada terça-feira, 10 de março, as 8h, julgaram sete autos de infração à legislação e dois processos éticos.   O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) Joaquim Paiva de Paula fez a abertura da sessão plenária juntamente com o diretor administrativo Valmi Simão Lima, vice-diretor administrativo Ivan Correa Gonçalves e o diretor financeiro Fernando Cesar Paim que em seguida deram prosseguimento nas demandas e deliberações.

Na palavra livre, o conselheiro suplente, Noé Rafael da Silva informou aos presentes que no dia 26 e 27 de março, no auditório do Crea-MT, o   Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT), realizará Seminário sobre “ Energia Solar”. No evento será abordado como instalar a energia solar no imóvel ou empreendimento.

“ No dia 26 pela manhã, o palestrante mostrará aos presentes, qual a economia obtida através dessa tecnologia. Já na parte da tarde, será apresentada pela ministrante apresentação de Plano de Negócio (APN). Como é feito? Quando custa para o profissional? Na oportunidade o palestrante colocará o preço, e outros esclarecimentos”, disse Noé. No dia 27 será feita uma visita técnica em uma usina hidrelétrica em Cuiabá. Nos dias de evento, os participantes poderão trazer uma conta de energia elétrica, onde será feita uma simulação e em seguida estudo mostrando quanto terá que investir para baixar o valor da conta.

Ainda na palavra livre, o conselheiro Caiubi Emanuel Souza Kuhn, que é coor. da Câmara Especializada de Geologia, Minas e Industrial do Crea Mato Grosso falou sobre o 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea/Mútua, realizado de 12 a 14 de fevereiro em Brasília. “ Fui eleito coordenador da Câmara Especializada de Geologia, Engenharia de Minas e Industrial (CGMI) nacional. Quero colocar à disposição dos conselheiros, se tiverem temas interessantes, temos que levar para discussão nacional”, disse Caiubi.

O coordenador da CGM nacional, convidou o plenário para participar de evento sobre“ Barragens de Mineração e Hidrologia na Mineração”, no dia 17 de abril na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O encontro é realizado pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), em parceria com Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube) e Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat).

A presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-MT), Rejane Mara Castiglioni Alves apresentou a tabela de Honorários da Abenc-MT, que busca oferecer aos profissionais de engenharia civil do Estado de Mato Grosso, um referencial que balize a mínima remuneração dos serviços, facilitando também a fiscalização do exercício da profissão e garantindo a existência de um contrato e, e consequentemente, a justa remuneração dos profissionais. A tabela de honorários foi homologada pelo plenário.

Mário Albuquerque- diretor administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT) falou sobre a disponibilidade de equipamentos auditivos aos associados, bem como outros benefícios.

Reunião de diretoria e Câmaras Especializadas

Na segunda-feira, 09 de março, foram realizadas reuniões de diretoria e de Câmaras Especializadas.

CEEC- Na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), foi apresentado o Alvará Automático. O coordenador em exercício da CEEC, conselheiro Benildo Valério de Farias explicou que a    sanção da Proposta de Lei Complementar que dispõe sobre a instituição do Alvará de Construção Automático em Cuiabá foi assinado prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro no auditório do Crea Mato Grosso em janeiro deste ano.

“A apresentação dessa nova ferramenta é uma forma de preparar os profissionais para atenderem as demandas”, disse o conselheiro. Ao mostrar o Alvará Automático, a arquiteta e urbanista da diretoria de gerenciamento urbano da prefeitura de Cuiabá, Andrea Franchello, explicou que esse documento dá poder aos profissionais de conseguir o alvará automático em 48 horas após o pagamento da taxa. O profissional é capacitado para o papel que será desempenhado, seja projeto arquitetônico ou execução de obras.

CEAGRO- Já a Câmara Especializa de Agronomia (CEAGRO) recebeu a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), que teve como represente o pesquisador Erlei Melo Reis e o consultor Wanderlei Dias Guerra. Erlei realizou palestra destacando com tema: “A Análise Comparativa da Severidade Foliolar da Ferrugem Asiática em Lavouras de Soja Semeadas em dezembro e fevereiro em Mato Grosso-Safra 2018/2020.

Além da participação dos representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), Superintendência em Mato Grosso, auditores fiscais agropecuários Júlio César e Luiz Henrique Gonçalves, que orientaram os membros da CEAGRO sobre a legislação de fertilizantes, dessa forma adequar os parâmetros de fiscalização, à legislação vigente, com relação a volumes, fracionamento de produtos, no âmbito da responsabilidade técnica. A Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF), Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) e Câmara Especializada de Geo, Minas e Industrial(CGMI), analisaram vários processos.

Texto: Cristina Cavaleiro/Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT