Crea-MT tem projeto aprovado para construção da nova sede em Cuiabá
14 de fevereiro de 2014, às 16h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Secretaria de Adminsitração do Governo do Estado de Mato Grosso aprovou em 13 de fevereiro deste ano o projeto para a construção da nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), no Centro Politico Administrativo (CPA).
Com um total de área construída de 4.537,17m² o projeto tem como diretriz a retomada do espaço publico como elemento de redesenho da cidade e da construção do espaço comum, as intervenções, ordenadas de acordo o programa, baseiam-se nos espaços livres. A proposta busca trazer conceitos intrínsecos a um órgão publico que rege e transforma o espaço da cidade, desenvolvendo um caráter transparente, dinâmico e ágil que dele se espera. O projeto recoloca esses conceitos no edifício, explora a tecnologia e alinha a imagem do Crea como instituição democrática que projeta o futuro das cidades e do país.
O edifício está estruturado em duas partes; de um lado um bloco de três pavimentos que recebe as funções administrativas e operacionais e de outro um bloco enterrado, aproveitando o declive da topografia, que recebe as funções coletivas e de serviços, entre eles é criado uma faixa de vegetação que intensifica a ideia de formar um espaço aberto e de uso flexível. A construção da sede contara com auditório, elevadores, sala de atendimento ao profissional, coordenadoria de fiscalização, copa, sala de treinamento, presidência, sala para entidades entre outros.
A previsão é que o prédio esteja concluído dentro de dois anos. "Gostaríamos de terminá-lo ainda este ano, mas sabemos qua não é posssível pois é uma obra de quatro mil metros quadrados. estamos analisando se a faremos de concreto protendido que é o metodo convencional que sairia mais barato mas demoraria um tempo maior ou em aço que seria um pouco mais caro mas teríamos uma obra mais limpa e rápida", avalia o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego.
Com a construção da nova sede o Conselho contará com melhor atendimento e agilidade no atendimento ao profissional à população e às entidades de classe, a localização será no Centro Politico Administrativo, lote 3 e 6, quadra 12, setor A, rua 4, em Cuiabá. Num primeiro momento devem ser priorizados na construção os setores de atendimento ao público, estacionamento e auditório.