Crea-RS fará mostra “EcoProdutos e Tecnologias Sustentáveis”

1 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Crea-RS realiza nos dias 10 e 11 de novembro, das 9h às 16h, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, o IV Faça Certo na Área Tecnológica . Na edição deste ano o Conselho inovará com a mostra “EcoProdutos e Tecnologias Sustentáveis”. Serão expostos materiais e tecnologias sustentáveis que podem ser utilizados na arquitetura e na engenharia civil. Ecotelhas, econtintas, ecotexturas, madeira plástica, sistema de cisternas estarão entre os expostos na mostra organizada pelo Conselho. No dia 10 de novembro, a partir das 8h45, será realizado um debate, na sede do Regional em Porto Alegre, com os arquitetos Otavio Urquiza e Lúcia Mascaró sobre o tema “EcoProdutos e Sustentabilidade da Construção”. Após a discussão será realizada visita técnica à mostra.

O evento tem parceria do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), primeiro centro de referência no Brasil para pesquisa, aplicação e uso de ecoprodutos e tecnologias sustentáveis fabricados, industrialmente, nas áreas da arquitetura, construção, design, entre outras, e o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. Para participar do debate os interessados devem fazer inscrição prévia pelos telefones (51) 3320.2174 e 3320.2179, das 13h às 17h. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.

Sistema de rotulagem ambiental
Na oportunidade será lançado o Selo Ecológico Falcão Bauer. O sistema de rotulagem ambiental visa garantir o desempenho sustentável de produtos e equipamentos. Essa é a primeira iniciativa científica do gênero no país, cujo objetivo é avaliar materiais e tecnologias fabricados em áreas como construção civil, movelaria, indústria têxtil e química.

O selo ecológico Falcão Bauer, desenvolvido em conjunto com o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) e o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), foi lançado em São Paulo no dia 29 de outubro. A partir dessa data, uma série de eventos acontecerá em diversos pontos do país com debates entre representantes de governos, indústria, meio acadêmico e público em geral.

Segundo Márcio Augusto Araújo do Idhea, um dos coordenadores do projeto de desenvolvimento do sistema de rotulagem ambiental, “o Selo Ecológico Falcão Bauer é um certificado de qualidade técnica e ambiental que serve para mostrar ao consumidor os níveis de impactos e de benefícios à ecologia dos produtos que pretendem ser classificados como ‘verdes’. Para as empresas, também é um grande negócio, pois permitirá que elas façam um marketing ético e seguro de seus produtos, além de melhorar processos de gestão dentro das fábricas, reduzir custos e elevar a qualidade de vida de todos os envolvidos”. A proposta é que o selo seja um símbolo de identificação imediata de ecoprodutos como já existe na União Européia e na Austrália, onde o sistema conta com ampla adesão das empresas e população.

Fonte:Crea-RS