CREA-RS realiza Congressos Distritais 2007

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos dias 14 e 28 de abril os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RS) terão a oportunidade de se reunir para discutir ações e rumos para suas profissões. Em parceria com entidades de classe, o Conselho realiza nestas datas, nas 41 Inspetorias Regionais, os Congressos Distritais 2007 que terão como tema central “Novo Pacto Profissional e Social”. Os encontros objetivam discutir e propor políticas, estratégias, planos e programas de atuação, bem como afirmar o papel dos profissionais da área da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia no desenvolvimento nacional e propiciar maior integração do Sistema Confea/Creas.

A identidade das profissões e dos profissionais, a eficácia do exercício profissional, as finalidades e papéis institucionais dos vários integrantes do Sistema Confea/Creas, a adequação das estruturas organizacionais a essas finalidades e ao desempenho desses papéis e a formação profissional, com características do atual modelo, demandas sócio-econômicas e cenários futuros, estão entre os temas que serão discutidos nos eventos regionais.

No decorrer do ano, a atividade proposta pelo Sistema acontecerá em três momentos, visando consultar os profissionais da área tecnológica sobre diversos temas. No primeiro momento, acontecem os Congressos Distritais mencionados anteriormente, no segundo, os delegados eleitos nos Distritais participarão do Congresso Estadual, a ser realizado no dia 01 de junho, com vistas a compilarem e votarem nas propostas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP) sendo apresentadas por uma delegação nacional escolhida entre estes delegados. No terceiro momento, as propostas aprovadas no CNP, retornarão ao Estado para nova discussão e revalidação pelos delegados estaduais, em novo encontro que deverá ocorrer em outubro de 2007.

Nos Congressos Distritais serão eleitos oito delegados estaduais, representando, cada um, uma das Câmaras Especializadas do CREA-RS (agronomia, arquitetura, civil, elétrica, florestal, geologia/minas, industrial e química). Os eleitos participarão do 10o CEP RS, que se realizará na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, dia 01 de junho de 2007. Para candidatar-se ao cargo de delegado basta o profissional estar com o registro em dia junto ao Conselho.

Também em cada Congresso Distrital serão eleitos um estudante e um suplente, de qualquer modalidade, que participará (o titular e, na sua impossibilidade, seu suplente) do Fórum dos Estudantes da Área Tecnológica, a ser realizado no mesmo dia e local do 10o CEP. No Fórum, serão eleitos por maioria simples, até dois estudantes que participarão das atividades relativas ao Congresso Nacional dos Profissionais da Área Tecnológica, que ocorrerá em agosto no Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas junto a Inspetoria Regional de sua cidade.

Fonte:Crea-RS