Crea-RS realiza seu XXIII Seminário das Inspetorias

3 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Aconteceu em São Borja, de 30 de agosto a 01 de setembro, o XXIII Seminário das Inspetorias do Crea-RS. Evento realizado pelo Conselho serviu para discutir com os coordenadores das 41 Regionais do Estado os processos fiscalizatórios e administrativos do regional, além de ações de maior valorização dos profissionais da área tecnológica pela sociedade.

Em sua 23ª edição, o Seminário contou com a participação do conselheiro federal representante do RS, arquiteto Osni Schroeder e do presidente do Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Melo. Em seu discurso, Túlio lembrou de várias iniciativas oriundas de seminários, como o modelo de descentralização das inspetorias, segundo ele, copiado em vários estados. Além disso, lembrou que só em 2006, o aumento de solicitações de registro de profissionais estrangeiros para atuarem no Brasil cresceu em 135%. “Estão faltando profissionais da área tecnológica, precisamos nos unir no trabalho de resgate da cultura técnica deste país, com critério e planejamento”, disse Melo.

Para o presidente do Crea-RS, engenheiro Gustavo Lange, a realização, em agosto último, do Congresso Nacional dos Profissionais reafirmou a importância das entidades, sindicatos e conselhos formadores do Sistema. “Aos conselhos cabe a difícil tarefa de fiscalização do exercício profissional, atividade nem sempre agradável, mas a faremos com cada vez mais eficiência para que somente profissionais tecnicamente habilitados possam atuar nestes serviços e obras”, afirmou. Representantes das 41 Inspetorias Regionais do Crea-RS, num total de 112 participantes, debateram em grupos os temas Fiscalização e Descentralização. O destaque do evento foi o balanço dos atuais coordenadores das inspetorias, engenheiros Shirley Schroeder e Marcus Vinícius do Prado, que encerrarão seus mandatos em dezembro.

Fonte:Crea-RS