Crea-SC vistoria escolas em Florianópolis
6 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
partir de amanhã (7), 25 escolas da rede pública municipal de Florianópolis serão alvo de uma vistoria do Crea-SC, em parceria com Corpo de Bombeiros e as vigilâncias sanitárias Municipal e Estadual. Ontem à tarde, equipes técnicas trabalhavam para montagem da agenda com os nomes dos estabelecimentos a serem visitados.
O objetivo é constatar as condições das edificações e higiene e segurança dos alunos para envio de laudo técnico aos órgãos oficias recomendando providências, se necessárias.
A iniciativa surgiu após perícia feita no dia 3 de outubro na escola de ensino fundamental Professora Antonieta de Barros, no Centro, onde foram constatadas infiltrações, umidade, deslocamento e desnivelamento dos pisos e degradação do concreto com corrosão das armaduras.
Além das “péssimas condições”, na escola só havia um extintor de incêndio para todo o prédio. Por causa da falta de segurança, os 300 alunos foram transferidos para a Escola Silveira de Souza.
Um projeto está em elaboração para o Antonieta de Barros. Segundo o secretário de Educação, Paulo Bauer, “o espaço deverá continuar servindo para atividades educacionais, mas não se sabe se como escola”. O projeto da obra, devido às péssimas condições das instalações, é considerado “complexo”. A obra pode levar dois anos para ser concluída.
A denúncia surgiu dos professores preocupados com a segurança dos estudantes e funcionários. O Crea enviou relatório técnico ao Ministério Público, ao Deinfra e às secretarias de Estado da Educação e de Infra-Estrutura, informando o “péssimo estado e solicitando providências urgentes”. Desde o dia 24 de outubro, a escola foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Fonte: Diário Catarinense