Crea-SP identifica 44 obras irregulares
10 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Metade dos imóveis em construção ou em reforma, em Ubatuba, no litoral paulista, está irregular. A constatação foi feita durante uma fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo(Crea) e da Associação de Engenheiros de Ubatuba.
Oitenta construções foram fiscalizadas. Mais da metade, 44, tinha alguma irregularidade. “Eu analiso com dois fatores: um é o desconhecimento da população mais pobre de que existe a planta popular fornecida pela prefeitura gratuitamente; e a falta de uma legislação mais clara para conseguir uma aprovação mais rápida”, disse Sérgio Bezerra, presidente da Associação dos Arquitetos.
Entre as infrações mais comuns está a falta de um projeto registrado na prefeitura. Todas as construções precisam também de uma placa com a identificação do engenheiro responsável.
Problemas ambientais
Problemas com as leis ambientais também foram encontrados. No bairro Mato Dentro as casas estão numa área de preservação permanente e podem ser demolidas. Segundo o Secretário de Urbanismo de Ubatuba, Rafael Ricardi Irineu, o município vai intensificar a fiscalização. A prefeitura aguarda agora a documentação dos donos dos imóveis que continuam irregulares. Por enquanto, as obras estão embargadas.
Fonte: Mato Grosso On Line