Cresce para 4,25% a estimativa do PIB

19 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A projeção do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano subiu de 4,20% para 4,25% na pesquisa semanal Focus divulgada ontem pelo Banco Central (BC). A estimativa de crescimento da produção industrial, entretanto, recuou de 4,30% para 4,26%. Para o economista Sidnei Moura, da Corretora NGO, a alta na previsão do PIB foi apenas um ajuste aos dados do primeiro trimestre divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, o PIB teve expansão de 4,3% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. “Provavelmente, as projeções da Focus subirão até chegar aos 4 3% também”.

A pesquisa registrou também redução da estimativa do mercado para a taxa de câmbio do final do ano, que passou de R$ 1,95 para R$ 1,93 por dólar. “Parece que o mercado não levou muito em consideração as medidas do BC para conter a especulação com câmbio nos mercados futuros e nem mesmo a possibilidade de adoção de novas ações nesta mesma linha”, diz Moura.

Na opinião do economista, o BC poderá reduzir ainda mais os limites de exposição cambial dos bancos. “O limite de 30% do patrimônio de referência poderá ser reduzido para 20% ou até mesmo 10%”.

A idéia, de acordo com o economista, é dar sustentabilidade ao câmbio e evitar uma valorização adicional do real. No campo da inflação, a projeção de IPCA para este ano se estabilizou em 3,59%.

Fonte:Brasília/AE