CRISE NO CAMPO-Produtores buscam saídas às dívidas de investimento
23 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Produtores de grãos de diversas regiões no país se reuniram ontem em Curitiba (PR), para discutir alternativas de liquidação às dívidas contraídas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os débitos são relativos a investimentos em infra-estrutura e máquinas. Os ruralistas alertam que até o momento, pouca coisa do que foi anunciado no Plano Agrícola no ano passado se concretizou. “Estamos avisando ao governo federal que se algo não for feito, teremos problemas em breve”, prevê o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), Rui Ottoni Prado.
A discussão foi levantada durante encontro da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As lideranças rurais brasileiras se reúnem em Brasília na próxima terça-feira, dia 27, para consolidar as propostas em relação aos débitos e cobrar do governo a efetivação do Plano Agrícola.
De acordo com dados da Agroconsult, o total das dívidas de investimento em 2007 é de R$ 7 bilhões em todo Brasil. Esse montante compreende as parcelas com Moderfrota, Moderinfra, Moderagro, Linha Especial, Finame Agrícola e outras linhas.
Fonte:Diário de Cuiabá