Cuiabá sedia 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil

13 de maio de 2015, às 14h49 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Teve inicio na manhã de quarta-feira, 13 de maio, em Cuiabá, a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) – exercício 2015. O encontro segue até sexta-feira, dia 15 e tem em pauta a apresentação além do Plano de Trabalho da Coordenadoria assuntos que interessam a todo o país como a aplicação da Resolução n° 1048/2013, do Confea; a obrigatoriedade da Inspeção Predial; a existência de grupos de trabalho no Confea sem participação da CCEEC, entre outros temas.

 

De acordo com o coordenador do CCEEC, João Luis Machado “atualmente existem inúmeros GTs no Confea, afetos a engenharia civil, com a participação de membros apenas do Colégio de Presidentes  e do CDEN, muito embora a CCEEC seja também um importante  órgão consultivo do Confea, e que tem muito a colaborar”, justificou.

 

A abertura da reunião foi prestigiada pelo presidente do Confea, José Tadeu, pelo anfitrião presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, pelo coordenador Nacional da CCEEC João Luiz de Oliveira Collares, pelo Conselho Federal Marco Motta Ferreira, pela coordenadora adjunta da CCEEC Lia Barbosa de Souza Sá, além dos membros da Câmara.

 

ENTENDA – As Câmaras Especializadas dos Creas são instâncias deliberativas que representam um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam todas as pendências no exercício de suas profissões e atividades.

 

Elas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades dos Conselhos Regionais, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

 

Já as Coordenadorias de Câmaras Especializadas são compostas pelos coordenadores das Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais, conforme a Resolução nº 390/1994. Elas são fóruns consultivos do Confea que têm por objetivo estudar, discutir e propor a implementação de ações voltadas para a uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no território nacional e à maximização da eficiência das Câmaras Especializadas, observadas às peculiaridades regionais.

 

A reunião ocorre até sexta-feira (15), apresentando todos os temas e a elaboração das propostas a serem aprovadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).