Curso: Como Negociar e Vender Serviços de engenharia,arquitetura e agronomia

Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Curso – 8 horas/aula

1. O CURSO

Como Negociar e Vender Serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é um curso dinâmico e que tem por objetivo dar aos participantes noções básicas sobre marketing, comunicação com o mercado, técnicas e recursos de vendas bem como suas aplicações aos casos específicos da prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e de Agronomia. Trata-se de um curso de informação concentrada, concebido para ser apresentado em platéias de 50 a 70 participantes. Nele os participantes irão entender a necessidade e a utilidade de alguns conhecimentos e habilidades fundamentais para negociação e venda dos serviços em questão, além de desenvolver a capacidade de argumentação eficaz, principal recurso de vendas para Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Este curso foi desenvolvido a partir da experiência do palestrante, primeiro como empresário (negociando e vendendo serviços de Engenharia Elétrica) durante 12 anos, à frente da Trifase Engenharia Elétrica. Depois, como palestrante, tendo estado em mais de 120 cidades de 26 estados brasileiros.

Mais de 15000 profissionais participaram de seus cursos nos últimos 5 anos.

2. PROGRAMA – CONTEÚDO

1. Vender Serviços x Vender Mercadorias

— As diferenças fundamentais entre mercadorias e serviços (Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade, Inarmazenabilidade, Improtegibilida-de, Precificação diferenciada) bem como as implicações disso para o processo de venda do produto;

2. Por que vender Serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é tão complicado?

— As características particulares de serviços de Engenharia e de Arquitetura que tornam a negociação mais complexa;

— Como superar esses obstáculos;

— Como vencer resistências e alterar a percepção do cliente sobre o produto;

3. Fundamentos de Um Bom Vendedor (engenheiro, arquiteto ou agrônomo)

— Pequenos e grandes detalhes que fazem diferença na hora da negociação.

4. Os principais obstáculos e armadilhas da Negociação

— Os principais problemas enfrentados pelos profissionais durante o processo de negociação e venda dos seus produtos

–A questão do preço. Por que os clientes se preocupam tanto com o preço. Como enfrentar (e superar) esse obstáculo.

5. Orçamento Negociação e Contrato

— As múltiplas utilidades de um Orçamento

— A forma de apresentação de um Orçamento

— O Conteúdo básico de um orçamento eficiente

— Como transformar um orçamento em um contrato (as principais diferenças entre orçamento e contrato)

6. Técnicas e Recursos

— Vinte sugestões de técnicas e recursos que podem funcionar na hora da negociação de um serviço de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

7. Encerramento

— Avaliação do Curso pelos participantes

— Conclusões Finais

3. O PALESTRANTE

— Ênio Padilha é engenheiro, escritor e palestrante.

— Formado pela UFSC, em 1986, especializou-se em Marketing Empresarial pela UFPR, em 1996/97.

— Lançou, em 1998, o Livro: “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia”, (5a edição, 208 páginas) único livro escrito no Brasil sobre este assunto (18 mil exemplares);

— Em 1999 lançou seu segundo livro: “Marketing Pessoal & Imagem Pública”, 162 páginas, segunda edição (6 mil exemplares) com ilustrações de Zito Ferreira e prefácio de Rolim Adolfo Amaro (Presidente da TAM).

— Em 2000 reuniu 47 artigos e crônicas sobre marketing e comportamento de mercado no seu ter-ceiro livro: “3 Minutos de Marketing”, (segunda edição, 108 páginas (2 mil exemplares) com apresentação de Sebastião Lauro Nau e prefácio de Luiz Lanznaster Jr.

— Seu mais recente trabalho, de 2002, é o livro “Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura”, (128 páginas, 1 mil exemplares) com apresentação de Francisco Maia Neto

— Escreve regularmente e seus artigos e ensaios são publicados em diversos jornais e revistas

— Mantém um site na Internet (www.eniopadilha.com.br), atualizado permanentemente, onde publica artigos sobre marketing e comportamento. Além disso o site traz também informações sobre seus livros, cursos e palestras e uma seção de serviços, com bibliografia recomendada para quem gosta de Marketing.

— Publica, semanalmente, o Boletim Informativo “3 Minutos de Marketing”, transmitidos por e-mail para grandes empresas, organizações de Recursos Humanos e entidades de classe.

— Apresenta cursos e palestras para prestadores de serviços em geral, empresas, escolas e, especialmente, para profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

— Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 15000 profissionais de TODOS os 26 estados brasileiros, além de quatro palestras apresentadas em Lisboa, Coimbra e Porto (Portugal).

— Veja mais detalhes no site www.eniopadilha.com.br

4. PÚBLICO ALVO

1. Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos que atuem no mercado como autônomos ou empresários de engenharia e arquitetura.

2. Seus sócios e seus colaboradores (funcionários).

3. Estudantes e professores dos cursos de Engenharia e de Arquitetura.

OBS.:Este curso foi concebido – e produzido – para ser apresentado em platéias de 50 a 70 parti-cipantes.

——————————————————————————-
Estamos compondo a agenda de cursos e palestras ministrados pelo engenheiro ÊNIO PADILHA para o primeiro semestre de 2007.

O curso abaixo “COMO NEGOCIAR E VENDER SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA” é um dos trabalhos apresentados pelo engenheiro Ênio.

No site www.eniopadilha.com.br os senhores encontrarão todos os outros trabalhos oferecidos ou se preferir, solicite informações no endereço:

aurealoch@eniopadilha.com.br
ep@eniopadilha.com.br

ou pelo telefone

Teremos muito prazer em lhes atender.

Áurea Loch
Agendamentos e Negociações