DATAS ESPECIAIS: Mês de Setembro comemora seis profissões do Sistema

22 de setembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O mês de setembro é recheado de datas especiais. São pelo menos seis profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua que são comemoradas. Doze foi o Dia do Técnico Textil, 20 o Dia do Engenheiro Químico, 22 o Dia do Técnico Agropecuário, 23 será o Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações e, 28 será comemorado o Dia do Hidrógrafo.

Amanhã, 23, os Técnicos Industriais brasileiros comemoram seu dia em alusão à data de implantação do Ensino Técnico Industrial no Brasil, em 1909, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, fundou o Liceu de Artes e Ofícios. Mas a Categoria começou a tomar força a partir da criação da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (ATESP), em 1979, que deu impulso ao surgimento de outras associações e, posteriormente, aos sindicatos, à Federação e a outras entidades representativas.

Neste mês, os Técnicos em Mato Grosso também comemoram os 100 anos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso.

Felicitações a todos os profissionais de nível técnicos: agentes do desenvolvimento sustentável do País!

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT