Delegação Russa irá vistoriar os frigoríficos de MT

6 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Federação Russa está no Brasil desde ontem (4). Aproximadamente 20 técnicos e representantes do governo russo, irão avaliar a cadeia produtiva da carne e conhecer a estrutura da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e definir os roteiros de visitas agendadas.

Em Mato Grosso, o Sindicato dos Frigoríficos do Estado enviou um parecer contendo 10 novos frigoríficos que solicitam certificação para o mercado Russo. Atualmente, o Estado dispõe de dezoito frigoríficos que exportam para a Rússia.Caso os novos frigoríficos sejam aceitos, o Estado irá aumentar a capacidade de abate diário para 6.800 cabeças de gado.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, acredita que a missão irá contribuir para estreitar os laços e melhorar a comunicação entre os serviços veterinários dos dois países.” Com a visita, esperamos a ampliação das áreas habilitadas e o retorno das plantas e entrepostos nos postos que foram proibidas de exportar, e um conhecimento mútuo dos sistemas de inspeção e saúde animal dos dois países”, destaca o secretário.

A delegação russa deve avaliar o serviço veterinário brasileiro, os laboratórios, a situação geral da saúde animal no País e o controle relativo à tuberculose e à brucelose. Os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão mobilizados para acompanhar os russos durante as visitas.

Ainda numa reunião que acontece nesta quarta-feira, os técnicos russos definirão os roteiros de visitas que serão realizadas a campo.

Fonte:TVCA