Delegados do Crea-MT presentes no 11ª CNP em Goiânia (GO)

17 de outubro de 2022, às 16h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os delegados eleitos durante a  1ª edição do Congresso Estadual de Profissionais  realizado  CEP 2022,    em agosto em Cuiabá  representaram o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) durante a   11ª edição do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que no mês de outubro  em  Goiânia(GO).

“ O CNP é um fórum que conta com a participação de representantes dos 27 Creas do país. O objetivo foi discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Ao todo, Mato Grosso foi representado por 15 delegados, entretanto, apenas 11 profissionais foram eleitos durante o segundo dia do Congresso em Cuiabá, sendo cinco com mandato e seis sem mandato”, destacou o presidente do Crea-MT  Juares.

As outras três vagas  foram  ocupadas pelo presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego, pela coordenadora do CEP 2022, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, e pelo diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua), eng. civil Adjane Prado, o conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Márcio Cavalcanti.

Para a coordenadora do CEP em Mato Grosso, eng. civil Marciane Prevedello, a representatividade do Crea-MT no  Congresso Nacional   teve  resultado satisfatório,   graças ao trabalho da comissão que coordenou o Congresso e todos os conselheiros que, de maneira direta e indireta, participaram do evento  nas microrregionais de Mato Grosso.

Os profissionais representantes da Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Brasil se dedicaram ao amplo debate sobre as 59 propostas sistematizadas, das 356 aprovadas pelos Congressos Estaduais (CEPs), com o tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

“ O CNP é o resumo da democracia da Engenharia Brasileira. Uma oportunidade para os ensejos serem ouvidos na ponta.  Funciona da seguinte forma, passa primeiro pelo CEP, onde é realizada a pré-seleção dos candidatos, em seguida elegem os delegados  para depois irem ao Congresso Nacional. Para mim foi excelente estar presentes na SOEA e no CNP. É de extrema importância, ouvir, estudar, debater e  votar as propostas, além de representar os  profissionais que nos elegeram como “delegado”, explanou o eng.  Florestal Lazaro Ferreira, delegado de Campo Novo do Parecis.

Já para o delegado de Cuiabá  eng. eletricista Matheus da Silveira,  que participou do Grupo de Trabalho 4 (GT4 ),  todas as propostas foram debatidas, algumas mais profundamente, como a proposta nacional sistematizada de n°  49 que tinha por título o “fortalecimento das entidades de classe”, onde  falou a favor desta proposta, e justificou  que muitas associações  estão em situações calamitosas, principalmente financeiramente, e que o sistema precisa ver meios de prover repasse a estas entidades, haja vista que elas possuem um papel muito importante dentro do sistema e são elas que de fato representam os profissionais de sua modalidade, finalizei a fala pedindo que todos os delegados votassem favoravelmente a esta proposta. Como resultado esta proposta teve mais de 50 votos favoráveis, dos 67 possíveis neste GT.

“ O encontro foi dividido em oito grupos de discussão para aprovação da proposta e depois a uniformização dos resultados foram efetuados na plenária. Foram dois dias muito produtivos onde se reuniram mais de 500 profissionais e quando olhava o anfiteatro  repleto de jovens e de cabeças brancas influenciadas pelo tempo estimei uma média de idade de  45 anos em média dos quais estavam no recinto mais de 22 mil anos de experiência acumulada para auxiliar o Confea/Crea e Mútua no direcionamento de ações prioritárias para o aperfeiçoamento das organizações do sistema com ações voltadas ao crescimento sustentável do nosso imenso brasil”, explicou o  delegado de Nova Mutum  eng. agrônomo  Naildo da Silva Lopes.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações do Confea