DIMINUINDO DISTÂNCIAS: ‘Assessoria de Apoio a Inspetorias’ apresenta resultados positivos

30 de junho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Criada há pouco mais de um ano para funcionar como um elo entre as 21 inspetorias, dois escritórios regionais e a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a ‘Assessoria de Apoio a Inspetorias’ vem cumprindo seu papel de viabilizar as condições para que as regionais possam desenvolver suas atividades de forma integrada e organizada.

“Trabalhamos com o objetivo de dar suporte administrativo às inspetorias e aos escritórios de atendimento, gerenciando e propiciando que esses funcionem em perfeita sintonia com a sede. Sem falar que acabamos por diminuir a distância entre as regionais e a sede, assim todos se sentem integrados. Nosso estado é muito extenso”, justifica o assessor responsável pelo setor, Geógrafo Donizeth Vitório Taveira.

Sob a coordenação da Superintendência Administrativa e Financeira (Saf) e suporte da Fiscalização do Conselho, Donizete tem sido o apoio de 41 colaboradores e 57 inspetores que atuam na parte administrativa e fiscal das regionais. Donizete explica que o ano de 2007, foi dedicado a um diagnóstico minucioso sobre as necessidades administrativas e estruturais das inspetorias. Já 2008 foi um ano mais prático, pois modernizou as instalações e procedimentos.

“Com esse levantamento verificamos que as regionais não tinham móveis apropriados ou mesmo computadores para atender aos profissionais que os procuravam. Hoje a maioria possui móveis novos e computadores interligados diretamente com a sede, inclusive alguns possuem mais de uma máquina”, citou o assessor.

As contas de telefone também foram economizadas com a implantação de um chat interno. “Agora todas as inspetorias podem conversar com qualquer setor do Crea em Cuiabá sem gastar telefone. Isso auxilia para tirar dúvidas e verificar o andamento de serviços solicitados por elas aqui na sede. E, nós aqui também temos acesso direto com todas as inspetorias e escritórios”, explicou.

Donizeth também cita além da modernização administrativa e tecnológica promovida, a construção de novas sedes para inspetorias como Rondonópolis – já inaugurada em 2007 – e a de Sinop, que está em construção. “A atual administração também comprou veículos para a fiscalização no interior e promoveu diversos seminários de atualização”, lembrou.

Em sua última visita as inspetorias Donizeth esteve em Campos de Júlio, Comodoro, Diamantino, Pontes e Lacerda, Sapezal, Cáceres e Mirassol D’Oeste. “Verificamos o funcionamento das regionais, levamos computadores novos e um técnico em informática para manutenção. Também tivemos a oportunidades de nos reunirmos com profissionais e verificamos que essas mudanças têm sido positivas, eles reconhecem as melhoras estruturais, administrativas e de atendimento que estamos implantando”, destacou.

Uma nova visita está marcada para julho a Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Guarantã do Norte e Alta Floresta. Essas visitas também têm contado com a parceria da Caixa de Assistência dos Profissionais – Mútua, que leva aos profissionais do interior os benefícios oferecidos. “A parceria é benéfica ao Crea, pois viabiliza as visitas ao interior ao profissional, que em sua maioria não conhece tudo o que a Mútua pode oferecer e à própria Caixa de Assistência que faz a divulgação de seus serviços e alcança novos associados”, explicou Donizeth.

ESCRITÓRIOS REGIONAIS – Em junho do ano passado, o Plenário do Crea-MT aprovou a instalação de quatro novos escritórios de representação do Conselho nos municípios de Nova Mutum, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde e Alto Araguaia. Os dois primeiros já estão em funcionamento.

ASSESSORIA – Entre as principais atividades da Assessoria às Inspetorias estão o gerenciamento administrativo, buscando a padronização de procedimentos e o cumprimento das normas estabelecidas, que visam o melhor atendimento dos registrados, a supervisão orientativa nas inspetorias e escritórios, baseada em levantamentos e itens de controle a fim de orientar os colaboradores das Regionais, analisar as previsões de despesas das inspetorias, bem como o lançamento mensal de recursos financeiros para suprimento de fundos. “Ajudamos a organizar treinamentos e monitorar os processos gerados pelas Regionais verificando possíveis falhas de processualística, viabilizamos o envio e o recebimento de diversos documentos e processos. Tudo isso também faz parte da rotina de trabalho”, esclarece Donizete.

No âmbito político existe diferença entre inspetoria e escritório. Na primeira existe um inspetor-chefe que representa a figura do Presidente do Crea na localidade, o que no escritório não existe. Com relação aos serviços todas as regionais prestam o mesmo atendimento do protocolo da sede, descentralizam o atendimento prestado no estado e aproximam o Conselho dos profissionais e da sociedade.

“Dessa forma, entendemos estar prestando apoio necessário para que as inspetorias e escritórios desenvolvam suas atividades de maneira a atender satisfatoriamente nossos profissionais”, declarou.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT
(Confira as fotos da última viagem de visita técnica na Galeria de Fotos)