Discurso de Posse

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

Tarciso Bassan, engenheiro civil, presidente eleito do Crea-MT

Primeiramente agradeço a Deus e aos profissionais que me confiaram o apoio, bem como aos Conselheiros, funcionários, e a todos os demais, os quais retribuirei com muito trabalho e dedicação.

Quero externar minhas homenagens a todos os presidentes que me antecederam, e manifestar que cada um foi muito importante ao seu tempo, e tenho convicção que doaram o melhor de si para o Crea.

Venho somar minha esperança à esperança de todos neste dia de congraçamento.

Permitam que, antes do Presidente, fale aqui o profissional que sempre fez da esperança uma obsessão, como tantos outros profissionais.

Pertenço a uma geração que há 25 anos exerce a engenharia, com muita determinação e seriedade, concretizando sonhos.

Sonhos, que vi também nos olhos que brilhavam de cada colega engenheiro recém formado, esperançoso por encontrar um mercado de trabalho que lhe proporcionasse também construir o seu sonho, que é exercer a sua profissão com dignidade e reconhecimento.

E foi assim que vi meus filhos nascerem, sonhando e lutando para divisar o dia em que o Crea, nosso Conselho, pudesse estar participando mais intensamente nas decisões da sociedade em benefício dos profissionais.

Eu nunca duvidei que esse dia chegaria.

Mas nunca pensei que ele pudesse me encontrar na posição que assumo hoje, escolhido pelos meus colegas de profissão, para liderar a caminhada rumo ao Crea Que Queremos.

Sem arrogância, mas com absoluta convicção, eu digo: Esse Crea será concretizado.

Não por mim, mas por todos nós. Não só por nossos sonhos, mas pela imensa vontade de ver o Crea dar certo, o momento amadureceu. Somos 75% do PIB.

Pacificamente, com tranqüilidade, conseguiremos modernizar nosso Conselho.

A isto eu me dedicarei com toda a energia, como presidente, contando com o apoio das Câmaras Especializadas e do Plenário, das Entidades de Classe, dos funcionários e de todos os profissionais.

O movimento por mudanças que eu represento não é contra ninguém. Não quer dividir o Crea. Quer uni-lo em torno da perspectiva de um amanhã melhor para todos os profissionais.

E eu tenho bem presente que o meu mandato veio do voto livre dos meus colegas profissionais, independentemente da sua modalidade.

Vou administrar para todos. E se preciso for, vou contrariar alguns, mas em favor dos anseios da maioria.

Buscando sempre os caminhos do diálogo e do convencimento, mas sem fugir à responsabilidade de decidir. Sabendo que ninguém espera milagres, mas há de cobrar resultados a cada dia de mandato.

Mesmo porque, os profissionais voltaram a acreditar no Crea, e têm pressa para vê-lo cada vez melhor.

Também vemos com satisfação, que aumenta o interesse de outras instituições pelo Crea-MT.

Nossos esforços para instituir a democratização e modernização, aproximar o profissional do Crea, criando sua sala são aguardados com expectativa muito positiva daqueles que nos elegeram.

Por isso mesmo, buscaremos o apoio de todos os Conselheiros para seguir adiante. Temos o apoio da maioria dos profissionais para mudar. Eles sabem o que querem e para onde devemos ir.

Rapidamente, no ritmo veloz das comunicações e da abertura do Crea, estaremos deixando para trás atitudes que afastavam os profissionais do nosso Conselho.

Por isso mesmo, a realização de um Planejamento Estratégico consistente, deverá nos fortalecer crescentemente no cenário Estadual.

Mudanças bruscas, desligadas de uma visão de longo prazo, podem satisfazer interesses conjunturais, mas não constroem o perfil de uma administração.

Não devemos, contudo, ter receio de inovar quando os nossos interesses e valores assim indicarem.

É tempo, portanto, de atualizar nosso discurso e nossa ação externa, levando em conta as mudanças da sociedade, das novas tecnologias disponíveis.

É tempo de debater às claras qual deve ser o perfil do Crea como instituição autônoma neste mundo em transformação, envolvendo no debate as Câmaras Especializadas, o Plenário, as Instituições de Ensino, os Sindicatos e as Associações.

As prioridades que propus aos profissionais eleitores quando candidato, são aquelas que repercutem diretamente na qualidade do exercício profissional: Fiscalização Eficiente e Contínua, Serviços pela internet e Informatização, Interiorização do Conselho, Acolhimento ao profissional, Atendimento de qualidade, e Interação do Crea – MT com os demais poderes públicos.

Com isso, entendemos que a profissão será valorizada, e o aumento do mercado de trabalho será uma conseqüência em favor de todos. E a nossa administração estará empenhada em programas e ações específicas nesse sentido.

Minha missão, a partir de hoje, é fazer com que essas prioridades dos profissionais sejam também as prioridades da administração do Crea-MT.

E sei que terei o apoio do Plenário para isso senhores Conselheiros.

Mas o apoio mais importante, na verdade, não é para a administração nem para a pessoa do presidente. É o apoio que formos capazes de dar uns aos outros, como profissionais, e o apoio de todos ao Crea.

O sentimento que move esse apoio de todos em favor do Conselho tem um nome: solidariedade.

É ela que nos faz sair do pequeno circulo dos nossos interesses particulares para auxiliar nosso vizinho, nosso colega de profissão, próximo ou distante.

Vamos fazer da solidariedade a argamassa da nossa dignidade profissional em busca de melhores condições para todos.

E a nossa esperança é ver um Crea moderno, atendendo com plenitude os anseios de todos os arquitetos, engenheiros, geólogos, geógrafos, metereologistas, técnicos e tecnólogos.

Ao encerrar esta fala, quero deixar uma palavra comovida de agradecimento aos profissionais de Mato Grosso, que generosos e determinados, me elegeram.

A tantos que me acompanharam na campanha e me acompanham até hoje.

À minha família, que soube compreender as minhas ausências durante sucessivas e intermináveis reuniões.

Ao Plenário do Crea, que um dia me elegeu Coordenador Adjunto da MÚTUA, e que nesta Cerimônia, representado pelo Conselheiro Antonio Eugênio Bonjour, me empossa como presidente do Crea-MT.

Às Autoridades e representantes de Poderes, que vieram prestigiar este ato.

Aos servidores do Crea-MT.

Aos nossos convidados.

A todos os profissionais de Mato Grosso, aos quais peço, mais uma vez a sua confiança.

Muito Obrigado.

QUE DEUS NOS ABENÇOE.