Eleições 2008: Concorrentes terão nomes divulgados dia 17

12 de março de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A lista de candidatos que registraram seus nomes para concorrer nas eleições do Sistema Confea/Crea em 2008 será publicada no próximo dia 17 de março.

Em disputa, estão os cargos de presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de cada um dos 27 Conselhos Regionais e sete cadeiras de conselheiros federais – seis representantes de grupos profissionais e um das instituições de ensino superior -.

Os nomes serão veiculados pelos sites do Confea e dos Creas, onde estão disponíveis os editais referentes ao processo eleitoral do Sistema.

Segundo Polyana Motta, assistente da Comissão Eleitoral Federal, em Brasília, “é preciso acompanhar o calendário eleitoral e os prazos estabelecidos”. Atenta às regras, ela esclarece que a lista a ser publicada terá apenas o registro das candidaturas. Os concorrentes aos cargos serão conhecidos depois do prazo destinado a apresentação de pedidos de impugnação.

“Os interessados em contestar alguma candidatura terão de 17 a 19 de março para apresentar pedidos de impugnação. Dia 20, divulgaremos o extrato de impugnação com os nomes de quem entrou com os pedidos e contra quem. Até o dia 25 estará aberto o prazo para as defesas”.

Outro cargo em disputa é o de diretor geral das Caixas de Assistência da Mútua. O prazo para a inscrição de nomes se encerra dia 19 de março.

As eleições serão dia 04 de junho e seguirá as regras estabelecidas pelo TSE que através dos TREs cederá as urnas eletrônicas. Os locais de votação também serão divulgados pelos sites do Confea e do Creas.

Enquanto apenas dois nomes se inscreveram para a presidência do Confea , existem Creas onde oito nomes estão inscritos. Pela quantidade de concorrentes, é possível antever uma maior participação dos eleitores. Nas últimas eleições, em 2006, perto de 80 mil compareceram às urnas. Acompanhe:

Estado/Candidatos à presidência:
AC 02; AL 01; AM 07; AP 01;
BA 01; CE 03; DF 05; ES 02;
GO 06; MA 03; MG 03; MS 08;
MT 03; PA 05; PB 01; PE 02;
PI 03; PR 03; RJ 08; RN 01;
RO 03; RR 06; RS 05; SC 03;
SE 03; SP 06; TO 05.

Estados/Candidatos à conselheiro federal:
GO 03; PA 03; PB 02; PE 01;
RJ 03; TO 05.