Eleições do Crea-MT ocorrem nesta quarta-feira

3 de junho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A votação será eletrônica, com infra-estrutura disponibilizada pelo TSE. Representantes do Conselho Federal, Regional e da Caixa de Assistência serão escolhidos para o triênio 2009-2011

O processo eleitoral do Sistema Confea/Crea/Mútua acontece amanhã, 4 de junho. Nesta data, serão escolhidos, o Presidente do Confea, Presidente do Crea Mato Grosso e o Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Nesta eleição, não haverá voto em trânsito. Portanto, cada profissional deverá votar na urna colocada na inspetoria, escritório do Crea-MT, prefeitura, instituições de ensino ou órgão governamentais de sua região.

A eleição será realizada das 9h às 19h e 6.131 profissionais estão aptos a votar por estarem em dia com suas obrigações perante o Sistema. São engenheiros das mais diversas modalidades, arquitetos, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, além de técnicos e tecnólogos das diversas especialidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua.

A votação será eletrônica, com infra-estrutura disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo 41 urnas eletrônicas estarão instaladas em todo estado. Em Cuiabá o profissional poderá votar na sede do Crea-MT na Rede Cemat do Barro Duro e do Morro da Luz, na Sanecap, Seder, Sema, Sinfra, UFMT e Unic. Em Várzea Grande os profissionais poderão votar na inspetoria, prefeitura municipal e Univag.

Já no interior as urnas serão instaladas nas prefeituras de Alto Araguaia, Campo Novo do Parecis, Campo Verde e Campos de Júlio. No escritório do Crea em Nova Mutum e nas inspetorias de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Canarãna, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’ Oeste, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso e de Tangará da Serra.

Embora o voto não seja obrigatório, a Comissão Eleitoral Regional (CER), responsável pela eleição, está trabalhando para garantir um processo com a máxima lisura e transparência. Toda a legislação relativa ao processo eleitoral, além dos editais e do calendário das eleições estão disponíveis na página da CEF e no site do Confea (www.confea.org.br). Na página do Crea-MT (www.crea-mt.org.br) há informações específicas sobre a eleição no estado.

Confira os candidatos:

Três profissionais da área tecnológica estão na disputa para a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). São eles: o Arquiteto Allan Augusto Rocha (203), a Engenheira Sanitarista Suzan Lannes de Andrade (201) e o Engenheiro Civil Tarciso Bassan (202) – atual presidente do Conselho, afastado para concorrer à reeleição.

Os nomes dos candidatos a diretor geral da Mútua são: o Engenheiro Agrimensor Carlos Roberto Michelini (103), o Engenheiro Agrônomo Ruy Nogueira Barbosa (101) e, o Engenheiro Civil Wilson Conciani (102), o qual tenta a reeleição.

Os profissionais de Mato Grosso também escolherão o presidente do Conselho Federal (Confea). Os candidatos à presidência do Confea são o Engenheiro Civil Marcos Túlio de Melo (402) – que concorre à reeleição e, o presidente licenciado do Crea-RJ, Engenheiro Civil Reynaldo Barros (401).

*Rafaela Maximiano / Elienai Corrêa
Ascom/Crea-MT