Empresários buscam apoio do Governo para instalar indústria em Terra Nova

16 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A agroindústria avícola continua em expansão no Estado de Mato Grosso. Nesta quinta-feira (16.08), o governador Blairo Maggi recebeu em seu gabinete representantes da Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova). O grupo, que contou ainda com o apoio do deputado Dilceu Dal Bosco e vereadores dos municípios do Norte, veio buscar apoio para a instalação de uma indústria de abate de aves em Terra Nova.

O presidente da Coopernova, Daniel Robson Silva, acredita que a instalação da indústria irá fomentar a economia da região. “A agricultura ajuda na diversificação da propriedade e da renda. Com certeza, a empresa vem para complementar, incentivar e agregar valores aos outros setores”, disse Silva, informando que a cooperativa conta com 2.100 cooperados, produtores de seis municípios.

De acordo com o projeto agroindustrial avícola, o novo empreendimento prevê um lucro anual de R$ 98 milhões e a criação de pelo menos 1,2 mil empregos diretos. Segundo um dos sócios do projeto, Arnaldo Ribeiro Pereira, o investimento inicial é estimado em até R$ 10 milhões e que o perfil rural das propriedades e infra-estrutura da Região Norte de Mato Grosso são apropriadas para a produção de aves.

Pereira revelou que a princípio pretendem atender ao mercado interno e numa segunda fase, a partir da primeira ampliação, a meta é a exportação. O empreendedor adiantou ainda que, além dele, mais três outros empresários de outros Estados têm interesse em investir no projeto. A expectativa dos empresários é um faturamento bruto de 85% anual.

“A indústria vem de encontro com os anseios da população local, pois atinge a questão social. A madeira acabou e a região tem passado por muitas dificuldades, com a renda percapita bastante em baixa”, afirmou o prefeito de Terra Nova do Norte, Manuel Rodrigues Neto, que também é cooperado. O gestor informou que a partir de agora o grupo se organiza para fortalecer a discussão.

Outro passo a ser dado pelo grupo será estudar a viabilização técnica e econômica das propriedades da Região. Após o estudo, a Coopernova espera aumentar o apoio dos cooperados. Na tarde de hoje, eles devem discutir o projeto com o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato.

Também participaram da reunião com o governador, o secretário de Agricultura de Terra do Norte, Lorival Lindener, o presidente do Consócio Portal da Amazônia, Roque Carrara, prefeito de Santa Helena, e outros prefeitos da Região Norte.

Fonte:SECOM/MT