Encontro de lideranças visa integração

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Fonte:Confea
Qualificar o debate, iniciar mobilização em defesa de projetos de interesse dos profissionais que integram o Sistema Confea/Creas no Congresso Nacional e buscar ações e medidas que fortaleçam a presença na sociedade nacional foram os desafios listados pelo presidente do Confea, eng. civil, Marco Túlio de Melo, ao abrir o II Encontro de Lideranças, hoje, em Brasília, com a presença de 400 líderes nacionais.

A nova configuração da Comissão de Educação e Exercício Profissional que englobou a Atribuição Profissional com êxito no processo ao dar maior visibilidade a Resolução 1.010 /2005 – que trata de registro profissional e competências profissionais – foi rapidamente apresentada pelo coordenador, Lino Gilberto da Silva.

Ele informou que desde o ano passado busca intensificar a interlocução com o Ministério da Educação visando conquistar espaço para participar do processo de reconhecimento dos cursos integrados pelo Sistema Confea/Creas. “Iniciamos um diálogo e estamos buscando essa participação”, afirmou Lino da Silva.

Entidades Nacionais
O coordenador de Entidades Nacionais (CEDEN), eng. de segurança do trabalho Francisco Machado da Silva, destacou a programação desse ano – o grande encontro de profisisois, o 6º CNP, a Semana de Engenharia que será realizada no rio de Janeiro e na qual pela primeira vez serão apresentados trabalhos técnicos elaborados por profissionais e estudantes; o movimento pela ética e a mobilização no Congresso Nacional. “Temos tudo para dar um salto e valorizar as nossas profissões”, afirmou.

Câmaras especializadas
A idéia de incluir os coordenadores de Câmara para participar dos debates no Plenário e fortalecer a integração entre os níveis de representação foi considerada pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, Sérgio Maurício M. Cardoso, uma das mais felizes surgidas dentro do Confea. “Os coordenadores regionais são o núcleo do Sistema”, afirmou. Ele, que falou em nome dos coordenadores nacionais de Câmaras, destacou a elaboração do Manual de Fiscalização que padronizará procedimentos.

Mútua
O presidente da Mútua, a caixa de assistência dos profissionais do Sistema, Anjelo da Costa Neto, disse que o planejamento estratégico para o triênio 2007/2009 teve ampla participação de todos os profissionais, através dos colegiados. “Vamos buscar sempre essa integração especialmente com o CONFEA/Creas e Colégio de Presidentes, pois só vamos acontecer se estivermos juntos”.

Colégio de Presidentes
O coordenador do Colégio de Presidentes Afonso Muniz falou da importância de dar visibilidade ao trabalho dos profissionais do Sistema, destacando a visita à Câmara de Deputados e ao Senado Federal, levando reivindicações profissionais, como um dos pontos de ação política que devem ser adotados com maior freqüência.

Já buscando um pacto de fortalecimento dos profissionais, a mesa foi composta, além do presidente Marco Túlio de Melo, pelo coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional, eng. civil Fernando Luiz Beckman Pereira; pelo coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, o técnico em edificações Lino Gilberto da Silva; pela presidente do Crea/DF, eng. Civil, Lia Sá; pelo coordenador do Colégio de Presidentes, eng, civil, Roberto Lemos Muniz; pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. mecânico e de seg. no trabalho, Francisco Machado da Silva. Representando as coordenadorias nacionais, integrou a mesa o eng. eletricista Sérgio Maurício Mendonça Cardoso.

Ainda na cerimônia de abertura, os ex-coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas receberam seus certificados de função e destacaram o cumprimento de metas estabelecidas no início do ano.

Receberam os certificados
O ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia, eng. Agrônomo Ésio do Nascimento e Silva e o ex-coordenador adjunto Annibal Lacerda Margon; o ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, eng. Civil João Luis de Oliveira Collares e o ex-coordenador adjunto, eng. Civil Carlos Eduardo Domingues e Silva; o ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletricista Sérgio Maurício Mendonça Cardoso e o ex-coordenador adjunto eng.eletricista Carlos Augusto Duarte Alecrim; o ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. mecânico Jorge Nei Brito e o ex-coordenador adjunto, eng. mecânico William Alves Barbosa; o ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Química, eng. químico Renê Oscar Pugsley Júnior e o ex-coordenador adjunto eng. químico Marino José Grego e o ex-coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas, o geólogo João Tadeu Nagalli e o ex-coordenador adjunto, geólogo Antônio Pedro Ferreira Sousa.