Engenheiro de MT é homenageado na SOEA

10 de agosto de 2017, às 13h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Tradicionalmente durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, são homenageados profissionais que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento nacional e/ou tecnológico ou para o aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema.

O engenheiro Agrônomo já falecido, que foi diretor-superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Dario Minoru Hiromoto foi um dos homenageados na 74ª SOEA. “É o reconhecimento do Sistema àqueles que registraram seu nome na história do desenvolvimento do País. O Dario foi um grande homem, um visionário. Ele dedicou sua vida em prol da agricultura de Mato Grosso”, disse o  2º vice-presidente do CREA-MT, o engenheiro agrônomo Clóvis do Lago Alburquerque, que está representando a presidente Kateri Felsky dos Anjos na SOEA, Clóvis Albuquerque entregou a homenagem a esposa do Dario, a senhora Rieko Hiromoto.

“Ele sempre trabalhou por prazer e, em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de pesquisas tecnológicas voltadas para o campo. Agradeço muito essa homenagem e o reconhecimento pelo trabalho prestado”, destacou Rieko ao final da cerimônia.

Em 2017, ao escolher os indicados para concorrer às honrarias do Sistema, a Comissão do Mérito adaptou seu trabalho às regras da Resolução 1085/2016, que introduziu novidades, como a inclusão da categoria Menção Honrosa para pessoa jurídica, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, que se soma às duas outras categorias já existentes, a Medalha do Mérito e o Livro do Mérito. Dos 54 indicados pelos conselhos regionais, foram escolhidos 27, sendo 12 reconhecidos com a Medalha do Mérito, outros 12 homenageados in memoriam com inscrição no Livro do Mérito, além das três instituições.

As Homenagens do Confea

As honrarias do Sistema, criadas em 1958, se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares. O trabalho de seleção dos homenageados é feito pela Comissão do Mérito, que neste ano tem como chanceler o conselheiro federal, engenheiro agrônomo, Francisco Soares da Silva.

Fonte: Cleci Pavlack – ASCOM/ CREA-MT