Engenheiro do Sistema de MT realiza palestra sobre: “Implementação de Bim” na 78° Soea

14 de agosto de 2023, às 17h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O profissional do Sistema Confea /Crea de Mato Grosso, e presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), eng. civil, Rodrigo Senra conduziu palestra: “Ambiente Comum de Dados para Implementação BIM”, durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (78° Soea) em Gramado no Rio Grande do Sul.

“Tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos revolucionários sobre o tema. Essa abordagem inovadora está transformando a indústria da construção, ao unir a tecnologia BIM, ou seja, Modelagem da Informação da Construção, com a colaboração multidisciplinar, promovendo uma verdadeira revolução. Exploramos minuciosamente como o Ambiente Comum de Dados supera desafios tradicionais na gestão de projetos e construções. Ao criar um espaço centralizado para compartilhar e atualizar informações entre todos os envolvidos no processo, desde arquitetos à engenheiros, empreiteiros e fornecedores, estamos otimizando a comunicação, reduzindo erros e aprimorando a eficiência”, explicou Rodrigo.

Ainda segundo Rodrigo, os casos reais que ilustram resultados concretos obtidos por empresas e profissionais que adotaram essa abordagem, além de economias de tempo e recursos, melhoria na qualidade dos projetos e redução de retrabalhos são apenas algumas das vantagens tangíveis apresentadas, demonstrando o impacto profundo do Ambiente Comum de Dados na indústria da construção.

“Expresso minha gratidão ao Crea-EMT e FEBRAE por me proporcionarem essa plataforma para compartilhar conhecimentos tão valiosos. Minha palestra não apenas inspirou os participantes a repensar suas abordagens em projetos de construção, mas também ressaltou a importância vital da colaboração e da inovação contínua para construirmos um setor mais eficiente e sustentável”, disse Senra.

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego , ressaltou o evento do BIM de grande proporção para o Sistema Confea/Crea, por ser um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permite que várias áreas de atuação possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar edificações ou instalação, entre outros.

O conselheiro suplente do Crea-MT, eng. eletricista Matheus da Silveira avaliou como positivo o encontro. “ Foi possível constatar a importância e a necessidade da utilização da metodologia BIM. Conforme apresentado, a relevância se dá pelo melhor gerenciamento e qualidade dos projetos, permitindo a possiblidade de trabalho colaborativo por meio de modelo computacional inteligente”, ressaltou Matheus.

O engenheiro eletricista destacou ainda a necessidade que se dá através dos decretos do governo federal e da nova lei de licitações, em que preferencialmente será adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM). Além destes fatores, foi possível visualizar os benefícios do BIM na etapa do projeto e orçamento, e, também, constatar a importância do ambiente comum de dados, segundo a PR 1015.

Já para o inspetor de Tangará da Serra, eng. civil, Allan Coelho de Moraes, o tema trouxe aos profissionais do Sistema Confea/Crea que propõe o presente e futuro da engenharia. “ Em relação a isso muitos engenheiros estão procurando adentrar mais nesse conceito, e o palestrante Rodrigo soube auxiliar e apresentar de forma adequada para nos profissionais do Sistema. Tenho certeza que agregou maior conhecimento a todos que participaram”, disse Allan.

Texto: Cristina Cavaleiro, com informações do Confea/ fotos:  Studio Feijão & Lentilha