Engenheiro eletricista e estudantes apresentam artigo científico sobre energia fotovoltaica

25 de outubro de 2022, às 15h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O colaborador do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. eletricista Diego Vinicius Curvo Santiago, juntamente com os estagiários de Engenharia Sanitária e Ambiental, Barbara Santos e Mateus Domingos, apresentaram o artigo “Uso da Energia Fotovoltaica em Mato Grosso: Uma Análise de seu Crescimento Contrariando Tendência Mundial” no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), realizado dentro da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea).

De acordo com Diego, a pesquisa buscou analisar o cenário local, a partir da relação de dados levantados referente às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) registradas no Crea-MT. O objetivo foi identificar os acontecimentos que influenciaram a ampliação do uso de energia solar fotovoltaica em Mato Grosso, fato que contraria a tendência no resto do mundo, o cenário da pandemia da Covid-19.

“Todo início de ano a Coordenadoria de Acervo técnico (Cate), setor em que estou lotado, realiza um levantamento de dados referente às Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) para ser repassado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Por ser formado na área da Engenharia Elétrica, me senti instigado a verificar a porcentagem das ARTs referente à energia solar que estavam sendo registradas no Crea-MT dentro da modalidade ‘Eletricista’”, explicou Diego.

Eng. eletricista Diego Vinicius Curvo Santiago

Após verificação, constatou-se que cerca de 63% de todas as ARTs da modalidade ‘Eletricista’ registradas no ano de 2021 eram relacionadas à energia solar. O dado chamou atenção do engenheiro, que decidiu transformar o levantamento em pesquisa científica.

“Com isso, questionei aos nossos dois estagiários na época, Bárbara e Mateus, se teriam interesse em fazer esse artigo comigo. Sei o quanto isso é importante para eles na academia, no currículo e na experiência profissional, pois trabalham diretamente na Coordenadoria de Acervo Técnico onde é feito o registro desses dados”.

Tanto Bárbara quanto Mateus acreditam que a oportunidade de elaborar uma pesquisa científica durante o período de estágio foi enriquecedora e irá agregar muito ao currículo profissional. “Foi uma grande honra apresentar o artigo na Soea, um evento tão grande para a área de Engenharia. Foi uma satisfação poder contribuir para o stand do Crea-MT, adquirindo conhecimento e fazendo conexões com as pessoas que estavam presentes”, destacou Bárbara.

Da esquerda para direita: Barbara Santos, Mateus Domingos e Diego Vinicius Curvo Santiago

Já para Mateus, ter participado da elaboração do artigo foi algo que expandiu seus horizontes. “A experiência de poder ter participado desse evento nacional foi muito gratificante e de grande engrandecimento profissional e acadêmico, pois pude conhecer melhor a organização estrutural de um evento deste porte e assistir palestras e minicursos coniventes com minha graduação”, enfatizou.

A pesquisa desenvolvida pelo engenheiro juntamente com os estudantes disponibiliza dados que podem ser utilizados como referência para pesquisas futuras relacionados ao tema, fomentando, consequentemente, a pesquisa científica em nível local, regional e nacional.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)