Estádios poderão ser vistoriados pelo Sistema Confea/Crea

16 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Presidente Lula assinou dia 13 deste mês o decreto que regulamenta laudos técnicos de vistoria em estádios de futebol. Aguardando essa regulamentação, o Sistema Confea/Crea já tem projeto para vistoriar os estádios brasileiros.

Motivados pela Copa de 2014 e levando em consideração o alto índice de acidentes ocorridos em estádios no Brasil, o Crea-SP foi convidado a elaborar um projeto para garantir a segurança dos estádios paulistas. Juntamente com representantes do Instituto de Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-SP), Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), Prefeitura de São Paulo, entre outras entidades, o Crea-SP deu inicio ao projeto, aperfeiçoado depois pelas lideranças do Sistema Confea/Crea, no Colégio de Presidentes, que finalizaram o documento.

Além da Copa do Mundo, outro motivo que levou as lideranças esportivas a buscarem mais segurança nos estádios foi uma pesquisa feita pela FIFA, na qual, segundo o presidente do Crea-SP, José Tadeu, 74% dos entrevistados disseram não irem assistir aos jogos porque têm medo da falta de segurança nos locais dos jogos.

Aqui no Brasil são quase 600 estádios credenciados para a prática do futebol profissional, mas poucos estão de acordo com as normas de segurança. De acordo com José Tadeu, para garantir eficácia na proteção e benefício do torcedor, como consta no Estatuto do Torcedor, é necessário fazer vistorias qualificadas. “Hoje, as vistorias são feitas por policiais e bombeiros, mas, eles sozinhos não podem garantir segurança plena”, diz Tadeu.

Em São Paulo, para o próximo campeonato paulista, o Crea-SP já firmou convênio com a Federação Paulista de Futebol para que nenhum jogo seja liberado em estádios que não atendem as condições de segurança. Já para os outros Estados, com aprovação do documento emitido pelo Sistema Confea/Crea e com a publicação das portarias pelo Ministério dos Esportes, as vistorias poderão ser iniciadas.

Para Tadeu, os benefícios trazidos pela regulamentação das vistorias terão impacto significativo junto à sociedade e demonstram o papel do Sistema. “Essas realizações de interesse humano e social definem os ideiais do Sistema Confea/Crea”, finaliza.

*Aryana Aragão
Equipe de Comunicação do Confea